Maduro acredita no diálogo para alcançar a paz

Durante seu programa semanal em rede nacional de TV, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, expressou neste domingo (17) que confia no diálogo como forma de chegar a acordos de paz no país.

Nicolás Maduro - Efe

"Eu acredito no diálogo, creio na palavra, em acordos com dignidade e soberania, porque eu acredito na paz e eu desejo que fora da mesa de diálogo instalada com a coordenação do Presidente Danilo Medina [República Dominicana] e [ex-presidente espanhol] venha um acordo confiável e mais importante, deixe um sistema permanente de diálogo", disse o presidente.

Maduro lamentou que os representantes da oposição mantenham um discurso duplo frente ao diálogo, após as reuniões realizadas na última semana na República Dominicana. "É evidente, público e notório que existe um diálogo aberto, aberto e formal entre o governo venezuelano e a oposição. Julio Borges [líder do partido de oposição Primero Justicia] diz que é uma mentira, que não há diálogo", afirmou.

Ambas as partes realizaram mais de 100 reuniões entre encontros privados e públicos desde 2016, quando o governo venezuelano iniciou oficialmente reuniões que a oposição mais tarde abandonou, explicou Maduro.

O presidente destacou o esforço empreendido para retomar o diálogo e trabalhar para o futuro do país, especialmente através da Assembleia Nacional Constituinte.

Ele também celebrou o apoio da República Dominicana, na figura do presidente Danilo Medina, nas conversações realizadas na semana passada entre o governo e a oposição, em Quisqueya.
"Uma verdadeira demonstração de caráter humano, político e nobre do presidente Danilo Medina", enfatizou.

Maduro convocou os porta-vozes da oposição a assumirem maior compromisso com o povo venezuelano como ferramenta para resolver as diferenças.