Centro dos Estudantes de Santos elege nova direção

Fundado em 1932, o Centro dos Estudantes de Santos (CES), histórica entidade estudantil da Baixada Santista, possui nova direção. Foi eleita, no domingo (17), a chapa 'CES com a força do estudante'.

Na segunda-feira (18), o recém-eleito presidente, o estudante de economia Caio Yuji de Souza, 19 anos, falou à Tribuna Cidadã da Câmara de Vereadores de Santos, onde afirmou que a nova gestão pretende se fazer presente nos espaços públicos de debate da região (confira em: http://tv.camarasantos.sp.gov.br/).

Também vice-regional da UEE-SP, Yuji relatou que, desde o início deste ano, o movimento estudantil participou de diversas atividades como a Bienal e o Congresso da União Nacional dos Estudantes, o Congresso da União Estadual dos Estudantes de SP. Foram, segundo ele, atividades essenciais na formação do senso político dos estudantes da região, especialmente, no momento atual de negação à política. “Nós estudantes que pensamos a política como meio de transformar nossa realidade, construímos um congresso que perpassou mais de 15 universidades, em um processo que alcançou cerca de 2800 estudantes”, afirmou.

A nova gestão tem o objetivo de tornar o CES outra vez influente, propondo-se a marcar presença em todos os espaços públicos de debate sobre a região. Segundo Yuji, o primeiro ato da gestão será realizar de um Conselho Metropolitano de Entidades (CME) para apresentar o planejamento da nova direção e debater uma nova perspectiva para os estudantes da região da Baixada Santista.

ConCES 2017
 
O Congresso do CES reuniu, no domingo (17), estudantes de 15 instituições de ensino superior da Baixada Santista, mais de 14 entidades de base, 65 delegados e mais de 100 estudantes para debater o futuro do movimento estudantil do CES, a entidade mais antiga em funcionamento do País.
 
Compuseram a mesa de debates as presidentas da UEE-SP e do DCE Fatec, Nayara Souza e Bia Aragão, o diretor de Universidades Públicas da UEE SP, Ergon Cugler, a ex-secretária geral da diretoria cessante, Wellida Gonçalves, e o antigo presidente do CES, Marcelo Arias. 
O ex-presidente do CES, Tarcisio de Andrade, tenta deslegitimar o processo – no tapetão – por meio de ação judicial em nome da ex-diretoria, envolvendo os demais integrantes sem o aval deles. Seis dos dez ex-diretores restantes já assinaram carta de repúdio a esta ação isolada, defendendo a legitimidade deste ConCES. Em outra atitude controversa, o ex-presidente também se recusou a entregar as chaves da histórica sede da entidade, impedindo que o congresso fosse realizado em seu lugar de direito, o que obrigou os estudantes a usar o auditório da subsede da Apeoesp.

No dia 15, antes do Conces, a Comissão Metropolitana de Credenciamento e Organização – COMECO, eleita dia 13 de maio de 2017 pelo Conselho Metropolitano de Entidades (CME) para os fins de organização, credenciamento e coordenação dos trabalhos do Congresso do Centro dos Estudantes de Santos e Região – ConCES 2017 divulgou nota afirmando a lisura do processo e recriminando o comportamento do ex-presidente do CES (confira em: http://bit.ly/2hgFpKf).