Publicado 04/10/2017 17:14 | Editado 04/03/2020 16:45
As inscrições para o evento são gratuitas, porém limitadas. Para participar basta enviar email para graboismaranhao@gmail.com, digitando no campo “assunto” a palavra “inscrição”, informando no corpo do email nome completo, cargo ou profissão, instituição, endereço postal e email. O evento dá direito a certificado de 12h, mas apenas para aqueles que se inscreverem e mantiverem frequência em todo o seminário.
O programa do seminário abordará a trajetória de um século desse grandioso evento histórico e suas repercussões no Brasil e no mundo. O legado científico e cultural da Revolução, as tendências atuais da grande crise do capitalismo e a nova luta pelo socialismo também são temas que integram a programação do evento.
No transcorrer do seminário serão lançados os livros "100 anos da Revolução Russa, legados e lições" (vários autores); "Governos Lula e Dilma: o ciclo golpeado – Contexto internacional, realizações, lições e perspectivas" (vários autores), e "Lênin – Presença da Revolução" (vários autores).
Ecos da Revolução Russa no Brasil e no mundo
A Revolução Russa marcou a entrada definitiva do socialismo na história mundial. Em outubro de 1917 os trabalhadores russos, organizados politicamente, alcançavam o poder de Estado de forma inédita e iniciavam, pela primeira vez, a construção de uma nova sociedade. Os ecos daquele acontecimento inspiraram uma torrente de mudanças revolucionárias que, ao longo das últimas décadas, alcançaram os mais longínquos rincões do planeta.
O surgimento do socialismo alimentou no Brasil e no mundo a esperança de um futuro livre da exploração, da opressão e da miséria. A experiência soviética teve repercussão em todo planeta e impactou a formação dos Partidos Comunistas em todos os países, inclusive a criação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), fundado em 1922.
A revolução influenciou lutas reivindicatórias e revolucionárias ao redor do globo, e a formação da noção de cidadania a partir de um conjunto de direitos que devem ser assegurados pelo poder público, como educação, saúde, moradia e trabalho.
SERVIÇO
O quê: Seminário 100 anos da Revolução Russa (1917-2017) – legado e lições
Quando: 10 e 11 de outubro
Onde: Convento das Mercês
Contato: Fábio Palácio, presidente da Fundação Maurício Grabois/MA – (11) 99328-4212