Basílio, o Pé de Anjo, fala sobre os 40 anos da grande façanha de 1977

O Núcleo de Estudos do Corinthians (Neco) realiza nesta terça-feira (10) um evento para celebrar os 40 anos do título do campeonato paulista de 1977. O evento contará com a presença do "Pé de Anjo" Basílio, autor do histórico gol do título sobre a Ponte Preta, que tirou o Timão da fila de títulos estaduais.

Basílio herói de 1977 Corinthians - Reprodução

O ato será realizado no cinema do Memorial Corinthians(Rua São Jorge, 777 – Parque São Jorge), às 19h30, ocasião em que também será lançada a exposição "1977 Vive", que trará grandes novidades e fotografias sobre a conquista.

O dia 13 de outubro de 1977 marca a história dos torcedor corinthiano. É a data do terceiro jogo da final do Campeonato Paulista, no Morumbi, contra a bem organizada equipe da Ponte Preta, de Campinas. antes, o clube havia ganhando uma e perdido outra.

Aos 36 minutos e 38 segundos do segundo tempo, o lateral-direito Zé Maria cobrou uma falta no setor direito do ataque mosqueteiro. A bola alçada na área é desviada pela cabeça de Basílio. Vaguinho aproveita a sobra e arremata. Travessão!

Wladimir verga-se como alavanca e cabeceia com energia, mas a pelota choca-se caprichosamente contra a cabeça do zagueiro Oscar, da Macaca. Na sequência, porém, procura novamente Basílio, o “Escolhido”, que a toca para o fundo da meta guarnecida por Carlos.

Decretava-se ali o início do fim de um jejum que durou intermináveis 22 anos, oito meses e sete dias. Ao anotar o tento, Basílio livrava milhões de fiéis de um longo martírio. Trocava uma angústia dolorosa por um júbilo infinito.

O “Pé de Anjo”, menino corinthiano da Casa Verde, desde sempre entusiasta do clube de Parque São Jorge, constituía assim morada nobre e eterna nos corações de todos os corinthianos.