Corinthians realiza evento sobre centenário do Dérby

O Núcleo de Estudos do Corinthians (Neco), grupo de trabalho do Departamento Cultural do clube, realiza no próximo dia 6 de abril, às 19h30, a reunião pública “100 Anos do Clássico Corinthians x Palmeiras”.

Dérby - Reprodução

O encontro tratará da formação histórica dos clubes e de suas torcidas. Na gênese do futebol paulista, as duas agremiações já foram próximas, dividindo ídolos e setores importantes da comunidade ítalo-brasileira.

Os estudiosos mostrarão convergências e divergências na construção das duas entidades, representantes no esporte das transformações sociais constituídas a partir do processo de industrialização e urbanização do Brasil. Corinthians e Palmeiras vivem uma das maiores rivalidades do futebol mundial e auxiliam a explicar o jeito de ser, pensar e fazer de nossa gente.

O encontro terá como convidado especial Luiz Gonzaga Belluzzo, ex-presidente do Palmeiras, doutor em História, professor titular de Economia da Unicamp, consultor editorial da revista Carta Capital, conselheiro da Fapesp e presidente do Conselho Curador da EBC.

O evento contará também com a presença de Plinio Labriola, mestre e doutor em História pela PUC-SP. Especialista na história social do futebol e do esporte, é pesquisador ativo do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

O debate será realizado no Teatro Omni Corinthians, no Parque São Jorge, na Rua São Jorge, 777, no bairro do Tatuapé. A entrada é franca.