Partido comunista chinês está próximo de eleger membros do governo

Os novos membros e suplentes do Comitê Central do PCC e membros da nova CCID serão eleitos na sessão de encerramento do Congresso do Partido Comunista da China na manhã de terça-feira (24). Especialistas explicam “socialismo com características chinesas na nova era”, maior declaração de Xi Jinping durante o evento, considerado a reunião política mais importante do país 

Congresso do PC China - Foto: Diário do Povo/China

Pelo menos 8% das pessoas nomeadas foram eliminadas nos últimos dias nas eleições preliminares para decidir quais serão os candidatos a membros ou membros suplentes do 19º Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC) e membros da nova Comissão Central de Inspeção Disciplinar (CCID) do PCC.

As propostas de listas de candidatos a membros ou membros suplentes do novo Comitê Central do PCC e candidatos para membros da nova CCID foram aprovadas na terceira e quarta reuniões da presidência do 19º Congresso Nacional do PCC na noite de domingo (22) e manhã de segunda-feira (23).

Nas reuniões da presidência presididas por Xi Jinping, uma decisão foi tomada para submeter as propostas de listas às delegações do congresso do Partido para a consideração.

Os membros e suplentes do novo Comitê Central do PCC e membros da nova CCID serão eleitos na sessão de encerramento do congresso do Partido na manhã de terça-feira (24).

Socialismo com características chinesas

“Mediante os esforços despendidos durante um longo período de tempo, o socialismo com características chinesas entrou já numa nova era, a qual confirma a nova posição histórica do desenvolvimento da China”, afirmou Xi Jinping, o secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), no relatório do 19º Congresso Nacional do PCCh.

Dois professores sêniores da Escola Central do PCCh explicaram esta alocução de Xi em um artigo publicado no dia 20 de outubro pelo Diário do Povo.

O diretor do Departamento Acadêmico da Escola Central do PCCh, Xie Chuntao, considera que o socialismo com características chinesas na nova era se trata de uma avaliação precisa sobre o atual momento do desenvolvimento da China. Após 40 anos de progresso, desde a reforma e abertura, a economia, tecnologia, defesa nacional e abrangência do poder nacional da China tornaram-se vanguardistas no cenário mundial. A sua posição internacional foi também significativamente elevada, com mudanças sem precedentes ocorridas no Partido, Estado, povo, força militar e em toda a nação chinesa. Todos estes fatores são, portanto, indicadores da entrada em uma nova era do socialismo com características chinesas.

De acordo com o secretário-geral do Centro de Pesquisa do Sistema de Teoria do Socialismo com Características Chinesas da Escola Central do PCCh, Han Qingxiang, os êxitos e reformas históricas consistem na base prática da entrada do socialismo com características chinesas em uma nova era.

“A nova era é uma generalização daquela que é a transformação da principal contradição da sociedade”, disse Xie. Daí, prosseguiu, explicando que esta “nova era” remodelou a principal contradição da sociedade chinesa: o desenvolvimento desequilibrado e inadequado e as necessidades sempre crescentes do povo por uma vida melhor.

Segundo Xie, além de condições de vida moderadamente prósperas, o povo anseia também por uma vida material e cultural superior. Com o progresso surgem também necessidades nos âmbitos da democracia, estado de direito, igualdade, justiça, segurança, meio-ambiente, entre outros. A entrada na nova era chama a atenção para um desenvolvimento pleno e equilibrado para satisfazer as exigências populares.

De acordo com Han, a China deve agora se debruçar sobre uma nova posição histórica, dedicar-se à resolução da principal contradição social, realizar novos feitos históricos, almejar uma ampliação teórica e novos avanços na sinicização do marxismo, reforçando, assim, o vigor do socialismo com características chinesas.