“Candidatura à presidência para ser porta-voz da frente ampla”
O estado hegemonizado politicamente pelos tucanos há 20 anos recebeu, sábado (21), uma grande concentração de comunistas. Cerca de 430 pessoas, de 64 cidades, participaram da Conferência Estadual do PCdoB-SP, realizada no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e contou com a participação da presidenta nacional do partido Luciana Santos, de Orlando Silva, de Leci Brandão, da líder juvenil Carina Vitral, do militante histórico Micheas Gomes (Zezinho do Araguaia) dentre outros.
Publicado 23/10/2017 09:32 | Editado 04/03/2020 17:15

Em sua exposição, Luciana apresentou algumas diretrizes que a militância do PCdoB tem discutido em todo país. “Num momento de fragmentação como esse, o pensamento de esquerda não pertence a um só partido. Por isso, queremos apresentar a nossa pré-candidatura à presidência da República para ser porta-voz da frente ampla e das nossas ideias para a população brasileira”, destacou.
Em seguida, a presidenta nacional dos comunistas explicou como a agremiação partidária analisa o papel dessa candidatura. “Até 2018 muita coisa pode acontecer. Mas temos o compromisso de posicionar no debate político um projeto de nação mais avançado”, explicou.
Além do debate de um rico documento político, no qual o PCdoB busca apresentar saídas à crise no Brasil, o partido tem mobilizado seus militantes em todo o país. Em São Paulo, a Conferência Estadual foi antecedida por 120 etapas municipais, que envolveu mais de 10 mil pessoas de todas as regiões.
Nesse expressivo contingente estão lideranças destacadas de vários segmentos da sociedade. O partido tem forte atuação nos movimentos sindicais, de juventude, de mulheres, de negros e negras, LGBT, comunicação, cultura e comunitário.
Por conta disso, no plenário da conferência passaram nomes como o do ex-presidente da Agência Nacional de Cinema (ANCINE), Manoel Rangel, e do presidente nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo. Estiveram presentes também vereadores e a prefeita de Andradina Tamiko Inoue.

No final do dia, 343 delegados/as elegeram a nova direção, que conta com 65 membros e prazo de gestão de dois anos. O deputado federal Orlando Silva foi reeleito para a presidência estadual do PCdoB.
A militância se organizará para participar, entre os dias 17 e 19 de novembro, em Brasília, do 14° Congresso Nacional do partido.
Confira a nova direção do Comitê Estadual do PCdoB em São Paulo:
- Alcides Amazonas;
- Aldo Meira;
- André Bezerra;
- Angela Meyer;
- Anna Martins;
- Antonio Toniolo;
- Carina Vitral;
- Carlos Eduardo (Carlão);
- César Ramos;
- Claudinei da Silva (Cláudio);
- Eduardo Annunciato (Chicão);
- Eduardo Barreto;
- Elder Vieira;
- Elisangela Lizardo;
- Elizeu Soares;
- Emerson Santos (Catatau);
- Fábio Garcia;
- Fernando Borgonovi;
- Fernando Magno;
- Francisca Rocha;
- Gilmar Tadeu;
- Gustavo Petta;
- Jamil Murad;
- João Gaspar;
- Jorge Oliveira;
- José Carlos Pires (Zeca);
- Júlia Roland;
- Júlio Souza (Julião);
- Leci Brandão;
- Luiz Gonçalves (Luizinho);
- Majô Jandreice;
- Manoel Rangel;
- Marcelo Cardia;
- Márcia Quintanilha;
- Márcio Brianes;
- Mariana Venturini;
- Márvia Scardua;
- Maura Augusta;
- Nádia Campeão;
- Nayara de Souza;
- Nivaldo Santana;
- Onofre Gonçalves;
- Orlando Silva;
- Pedro Mesquita;
- Rafael Purgato;
- Reginaldo de Oliveira (Sabará);
- Renan Thiago Alencar;
- Renan Santos;
- Renata Bruno;
- Renata Rosa;
- Renê Vicente;
- Roberto de Oliveira (Beto);
- Rodrigo de Carvalho;
- Rosa Anacleto;
- Rovilson Britto;
- Sebastião Arcanjo (Tiãozinho);
- Sérgio Benassi;
- Sidnei Aranha;
- Tamiko Inoue;
- Tarcísio Boaventura;
- Vanderlei Siraque;
- Vânius Oliveira;
- Virginia Barros (Vic);
- Wagner Fajardo;
- Wander Geraldo.