Temer quer privatizar o Brasil, diz Lula

Em entrevista o jornal espanhol El Mundo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acusou o governo de Michel Temer de querer "privatizar" o Brasil.

Lula no 14º Encontro Nacional da União Nacional dos Movimentos por Moradia Popular - .

"O petróleo era nosso passaporte para o futuro, se o vendem nos deixam sem soberania", disse ele. O governo deu início esta semana a entregar o pré-sal ao capital estrangeiro, com leilões de áreas importantes.

Sobre a conjuntura política, Lula defendeu a realização de um referendo para revogar muitas das reformas aprovadas por Michel Temer.

Lula ressaltou que é criminoso ter uma lei que limita os investimentos do Estado por 20 anos, enquanto ainda faltam coisas básicas no país como saneamento e moradia. Para Lula, o país tem que voltar a ser governado para as maiorias e não para alguns poucos.

Ele voltou a rechaçar a perseguição política que enfrenta nos processo da Lava Jato em primeira instância. "O julgamento ao qual estou submetido é uma farsa. Nem a Polícia Federal nem o Ministério Público encontraram uma única prova para me acusar, por isso digo que a sentença do juiz Sérgio Moro é eminentemente política", disse Lula, se referindo à condenação em primeira instância.

Ele enfatizou o papel da grande mídia nos processos e disse que a imprensa tem mais poder que o Ministério Público no Brasil e que, pela primeira vez, um juiz está se comportando de acordo com a opinião pública. "De manhã, de tarde e de noite a imprensa me destrói e se nega a publicar que não há provas contra mim", criticou Lula.