Audiência pública discutiu ensino de línguas estrangeiras nas escolas

Membros ligados à educação de espanhol no Estado estiveram presentes na Assembleia Legislativa, na quinta-feira (19), para debater em "Defesa do Ensino de Línguas Estrangeiras nas escolas públicas", em uma audiência pública. A reunião ocorreu a pedido da deputada Leci Brandão, que ressaltou que o seu mandato vem sofrendo uma alta procura dos segmentos ligados à educação e cultura, e que qualquer coisa ligada a isso merece a luta.

leci - Raphael Montanaro

O Centro de Línguas Estrangeiras (CEL) é um programa do governo que oferece aulas de inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e japonês para alunos do ensino fundamental, médio das escolas públicas do Estado. Ao todo, são mais de 200 unidades de ensino.

"Com a globalização, as pessoas precisam ter mais uma língua, a maioria já tem noção do inglês, mas e o espanhol? Na América Latina nós precisamos dele, existe toda uma união entre os países para que haja reciprocidade de empregos, oportunidades, uma série de coisas", destacou Leci Brandão, apontando para o "Novo Ensino Médio", que garante a obrigatoriedade apenas do inglês no novo modelo da base curricular do país.

Segundo o presidente da Associação dos Professores de Espanhol do Estado de São Paulo (Apeesp), Jorge Rodrigues, a efetivação e contratação de professores que prestaram concurso em 2003, não ocorreu até hoje. "Somente 101 professores dos 600 aprovados, foram nomeados. Só houve duas sessões de nomeações em 2014, grande parte deles estão à espera da convocação".

Rodrigues, junto ao gabinete da deputada Leci Brandão, têm o objetivo de formular um projeto de lei, que torne o Centro de Línguas Estrangeiras (CEL) permanente e mais abrangente, além da contratação dos professores que foram aprovados no último concurso, e mais oportunidade para os professores dessa categoria.

"Em uma época de intercâmbio cultural e econômico, o aluno com o conhecimento de uma língua estrangeira tem acesso a uma diversidade linguística, cultural, a favor da tolerância, do diferente, de uma compreensão do outro, aliás, aprender uma língua estrangeira é se tornar um outro", finalizou Jorge.