Unicamp realiza Seminário sobre os 100 Anos da Revolução Russa

Com o tema “Industrialização, tecnologia e sociedade”, a Unicamp realiza Seminário em referência aos 100 anos da Revolução Russa, no dia 07 de Novembro (dia da Revolução no calendário moderno), a partir das 10h, na sala da Congregação da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação.

semrevunic

Em 1919, John Reed escreveu: "Qualquer que seja a nossa opinião sobre o bolchevismo, é inegável que a Revolução Russa foi um dos grandes acontecimentos da História da Humanidade e que a subida ao poder dos bolcheviques é um fato de importância mundial".

Tendo isso em vista, no aniversário de 100 anos dessa revolução, o evento se propõe a abrir um espaço para a discussão de aspectos de sua história, com ênfase em dois eixos temáticos: o desenvolvimento industrial e tecnológico da União Soviética e o papel das mulheres na gênese e na construção desse país.

Programação:

10h – Conferência de abertura: "Revolução Russa e a luta pela emancipação" com Augusto Buonicore;
11h15 – Debate: "Desenvolvimento tecnológico e econômico da Rússia e seus desdobramentos atuais" com Lígia Maria Osório Silva e Rafael Alves da Silva;
14h – Exibição do primeiro filme soviético de ficção científica: "Aelita, a rainha de Marte", de Yakov Protazano;
16h – Conferência: " A Revolução Russa e o feminismo socialista" com Maria Lygia Quartim de Moraes;
17h15 – Debate: "A participação das mulheres na sociedade russa de 1917: reflexões sobre a revolução e sua repercussão no mundo atual" com Diana Assunção e Glaucia Fraccaro.

SERVIÇO:
Seminário 100 Anos da Revolução Russa – Industrialização, tecnologia e sociedade
Dia 7 de novembro (3ª feira) – Das 10 às 19 horas
Local: Sala da Congregação da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp (Av. Albert Einstein, 400)