UFC: Encontros Universitários terão mais de 50 apresentações culturais

Uma ampla programação cultural, com apresentações musicais, exibições de dança, performances, intervenções artísticas, exposições de artes visuais, oficinas e rodas de conversa, integra os Encontros Universitários 2017.

Começa ciclo natalino do reisado Brincantes Cordão do Caroá

No evento, o público poderá conferir mais de 50 apresentações, como parte da IV Mostra ICA e do Encontro de Cultura Artística 2017, divididas em dois espaços: as salas de Artes Cênicas do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará e o Palco Mix, estrutura montada especialmente para os Encontros que ficará em frente ao Restaurante Universitário do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

Palco Mix

As atividades no Palco Mix iniciam-se às 12h da quarta-feira (8), com apresentação da Camerata de Cordas da UFC, com um repertório que mescla clássicos eruditos e populares.

Ao longo do dia sobem ao palco Lu Capistrano (música), Stepherson Queiroz (música) e Clayton Lopes (música), além dos projetos Coral do Sintufce, Gravatas Borboletas (música), Novos Caetanos (música), Brincantes Cordão do Caroá (cultura popular), Atentado Poético (poesia) e, encerrando os shows, a Banda Sinfônica da UFC, às 19h.

Na quinta-feira (9), a dança dá início às atividades do Palco Mix: às 9h30min se apresenta a Escola de Ballet da UFC, com o espetáculo Novelos e, logo após, às 9h45min, será a vez da Companhia de Dança da UFC, com o espetáculo Ao encontro dos desencontros. Neste dia, o público confere ainda os projetos Vento Mareia (música), Alumiário Inventado (música), Filhos do Dragão do Mar (música), Glamour, Luxo e Selvageria (música), Profundezas do Silêncio (música), Sarau de Artistas Livres (Sarau), Orquestra Sinfônica da UFC, Coral da UFC, Dança e Música e, às 19h, Sara Lizz (música).

Na sexta-feira (10), às 9h30min, será a vez do projeto Educadance e, em seguida, do Coletivo de Danças Urbanas, às 9h45min. A programação segue com: Projetos Imagéticos: o Silêncio que Escorre (dança), Pedro Tavarez (música), Acadêmicos da Casa Caiada (música), Coral Canto da Casa, Janela de Ônibus (música), Take the Power back! (moda) e, fechando o Palco Mix, o grupo de dança popular Oré Anacã (dança), às 18h45min.

Salas de Artes

Nas salas de Artes Cênicas do ICA, dos dias 8 a 10, o público poderá ver atividades musicais e de dança e também conferir performances, exibições audiovisuais e apresentações de teatro. Na quarta-feira (8), na Sala de Corpo III – Linóleo (HL 204), a partir das 10h30min, se apresentam os projetos Meu Nordeste (dança), Frágil (performance), O Testemunho como Estratégia Cênica, Eu Corpo-Afetos Compartilhados (performance), Agoni-ação (dança), Terra e O que dela Floresce (dança), Adaptável (dança), Autofagia (audiovisual) e Eu Quero Viver (dança).

Na quinta-feira (9), na Sala de Corpo II (HL 202), a partir das 9h30min será a vez dos projetos Coral do ICA; Coral Vozes da Saúde; Corporeidades Afroancestrais na Cena Contemporânea; Oficinas de Violoncelo; Coral do Centro de Humanidades; Bachianas Brasileiras nº 5 para Violoncelos e Soprano; Augusto dos Anjos: o Poeta do Hediondo (performance); Atomic Radio: Paródias Científicas (teatro); O Vazio, o Vestido, o Veado; e Até os Dias estão Cansados (teatro).

Na sexta-feira (10), na Sala de Corpo II (HL 202), o público vê de perto as apresentações de: Exposta (dança); Grupo Vocal J'ai Voix (música); Camadas Processuais – O que Sobrevive nas Fronteiras entre Corpo e Vídeo (videodança); Desmecanização do Corpo; Extensões de um Corpo Extinto – uma Construção Imagética (instalação); Habitação mara.hope – Tupiniqueer (performance); Formação, Experimentação e Processos de Criação em Dança; e Pau no Gato (teatro).

Programaçao diversa

A programação cultural dos Encontros conta ainda com mostra audiovisual, feira de gastronomia e artesanato, performances e intervenções em espaços diversos do ICA, oficinas e rodas de conversa, além de uma exposição de artes visuais, que acontece no salão multiuso do Centro de Convivência.

Na Materioteca do ICA, durante os Encontros, das 9h às 17h, haverá ainda exposição de artes visuais com os trabalhos Mulher: o que é?; Pathos; Bruma do ser; O mar, a mulher e a cadela; e Vós travestis que nos alimentam todo dia ao meio-dia ou Dandara foi pro paraíso com Cristo.

Programação completa