Izolda Cela articula em prol da Casa da Mulher Brasileira de Fortaleza

A vice-governadora Izolda Cela cumpriu agenda oficial, na última semana, em Brasília. Na pauta, reuniões com a Secretaria Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres e com o Banco Mundial.

Izolda Cela articula abertura da Casa da Mulher Brasileira de Fortaleza

Izolda Cela foi recebida pela secretária Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres, Fátima Pelaes, acompanhada de integrantes do gabinete da Secretaria, para tratar sobre a inauguração da Casa da Mulher Brasileira em Fortaleza. No encontro, relacionaram as pendências que ainda precisam ser resolvidas para a conclusão e início do funcionamento do serviço.

“Foi muito proveitoso. Tivemos uma boa recepção. A Secretária Fátima está conduzindo com responsabilidade as questões junto ao Banco do Brasil para dar seguimento à aquisição de mobiliário e equipamentos, que é uma das pendências. Da parte do Governo, junto à Coordenadora de Políticas Especiais para as Mulheres, Camila Silveira, nós nos colocamos à disposição para apoiar no que for possível. Temos também nesta luta os movimentos sociais, o Sistema de Segurança e Justiça, a representação da Procuradoria da Mulher no Legislativo Estadual, Deputada Augusta Brito, e Federal, Deputada Gorete Pereira, entre outras. O grande desejo de todos é poder ver, o mais rápido possível, este importante Programa a serviço das mulheres.” destacou a vice-governadora.

Casa da Mulher Brasileira

A Casa da Mulher Brasileira do Ceará é uma inovação no atendimento humanizado às mulheres, integrando no mesmo espaço os serviços de acolhimento e triagem, apoio psicossocial, Delegacia de Defesa da Mulher, Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Ministério Público, Defensoria Pública, promoção de autonomia econômica, cuidado das crianças – brinquedoteca, alojamento de passagem e central de transportes.

Ceará Pacífico

Izolda Cela também tratou, junto ao Banco Mundial, de experiências internacionais de intervenções desenvolvidas na escola para reduzir a violência; e como elas poderiam ser adotadas no Ceará. As equipes de educação e prevenção de violência do Banco Mundial realizaram as apresentações, no Escritório da instituição, na Capital Federal.

A prevenção à violência nas escolas faz parte de uma das vertentes do Pacto por um Ceará Pacífico, que tem o objetivo de responsabilizar a todos com as ações de prevenção à violência. A vice-governadoria participa fazendo a coordenação executiva das agendas intersetoriais. Participaram do encontro Martin Raiser, diretor do Banco Mundial no Brasil; Pedro Olinto, coordenador para o Desenvolvimento Humano do Banco Mundial no Brasil; e André Loureiro, economista Sênior do Banco Mundial.