Secitece: Inácio Arruda visita instituições do Cariri

Fortalecer parcerias entre a Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec), localizada em Juazeiro do Norte, e a Universidade Regional do Cariri (Urca), foi um dos objetos da reunião realizada na última quinta-feira (16) entre o secretário da Ciência Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, o reitor da Urca, Patrício Melo, e o diretor da Fatec, Emerson Lacerda.

Secitece

Durante o encontro, realizado na sede da Fatec, o secretário ressaltou a importância desse trabalho conjunto, com os estudantes das duas instituições podendo compartilhar atividades, laboratórios, conhecimento. Participou também da reunião, o vice-reitor da Urca, Francisco do O’ de Lima Jr.

Ainda no Cariri, o secretário Inácio Arruda visitou o novo campus da Urca no município do Crato. O prédio do antigo SESI foi adquirido pelo Governo do Ceará, para abrigar o Centro de Artes, com os cursos de Artes Visuais e Teatro. Vai contar também com equipamentos voltados à formação do curso de Educação Física, além de ações de extensão. “É mais um espaço para produção do conhecimento”, ressaltou.

Centro de Tecnologia Mineral Sustentável

Inácio Arruda tratou também com os dirigentes da Urca e da Fatec de uma parceria com o Centro de Tecnologia Mineral Sustentável. O Governo do Estado, através da Secitece, está instalando a nova Unidade Tecnológica de Beneficiamento da Pedra Cariri em Nova Olinda. O objetivo é agregar valor e competitividade à Pedra Cariri proveniente de jazidas localizadas em vários municípios da região.

Para Inácio Arruda, Urca e Fatec podem fazer um trabalho conjunto de capacitação na área de mineração, meio ambiente e paleontologia, além da execução de projetos de pesquisa e extensão. A ideia é envolver também todas as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) da região ou que tenham interesse no tema da paleontologia e mineração, para que o CTMC seja auto-sustentável.