Inácio Arruda: Prefeitura discute locais para salas de cinema no Crato

Tendo como propósito um amplo debate junto à comunidade acerca do local onde poderão ser implantadas salas de cinema no município, o Governo do Crato, através da Secretaria Municipal de Cultura, realizou, na última terça-feira (14), audiência pública. O projeto de expansão de salas de cinema para cidades do interior do Ceará é do ex-senador Inácio Arruda (PCdoB-CE).

Ancine - Reprodução

José Muniz, coordenador de projetos estruturantes da Prefeitura do Crato, explicou todo o processo que levou o município a fazer parte do Programa, e confirmou o investimento da gestão no projeto, orçado em R$ 2.769.424,03 reais, já com ordem de serviço. Ele também apresentou o projeto das duas salas, uma com 210 e outra contendo105 lugares, ambientadas em instalações modernas e climatizadas. “Estamos estudando uma nova área para a implantação das salas, que seria no Centro Cultural do Araripe, no Largo da RFFSA”, confirmou.

Já a coordenadora do escritório regional da Secretaria da Cultura do Estado, Dane de Jade, relatou o que as cidades ainda precisam fazer para estar com toda a documentação necessária atualizada. Para Dane, o Crato será beneficiado com a implantação das salas de cinema, o que devera desencadear a criação de um complexo cultural para o município.

Wilson Roriz, permissionário do mercado, local cogitado para a implantação das salas, ressaltou ser a favor da vinda do equipamento, mas disse ser contra a construção do cinema no espaço do comércio onde trabalham.

Representando o prefeito Zé Ailton Brasil, o vice-prefeito e Secretário de Saúde, André Barreto, falou da importância em discutir o assunto, de forma transparente, sobretudo com a comunidade presente e participativa. Já o secretário de Cultura do Crato, Wilton Dedê, enfatizou que todas as propostas e sugestões colocadas durante a audiência pública serão analisadas.

Também participaram do debate o secretariado municipal; representantes da Câmara de Vereadores; o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Heitor Feitosa; o presidente da Associação Comercial e Empresarial, Marcos Parente; o presidente da CDL, José Lobo; o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Pinheiro, além de representantes da classe artística, cineastas, empresários e imprensa.

Mais

O projeto referente às salas de cinema resulta da parceria entre a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), Agência Nacional de Cinema (Ancine) e Programa Cinema Perto de Você do Ministério da Cultura, de iniciativa do ex-senador Inácio Arruda (PCdoB).

Em maio deste ano, o governo do Ceará anunciou a implementação de 20 salas de cinema espalhadas pelo interior do Estado. A ação faz parte do Programa Estadual de Desenvolvimento Audiovisual e da Arte e Cultura Digital, o Ceará Filmes. De acordo com o governador Camilo Santana, 10 municípios serão beneficiados pela ação, dentre eles o Crato.