Representantes da COPLAC tiveram encontro com líderes palestinos

Em viagem para a Palestina, os representantes da Confederação Palestina Latino Americana e do Caribe (COPLAC) encontraram-se com o presidente do Estado Palestino Mahmoud Abbas e o Ministro de Relações Exteriores e Expatriados, Riad Al Malki

Por Alessandra Monterastelli*

coplac na palestina

No encontro, o recém-eleito Secretário Geral da COPLAC, Emir Mourad, e o atual presidente da instituição, Rafael Al Masry, transmitiram ao Presidente e ao Ministro palestinos a solidariedade e o apoio incondicional das comunidades palestinas na América Latina e no Caribe à causa palestina, que, segundo Emir, “contempla os direitos nacionais inalienáveis do povo palestino ao retorno e autodeterminação. Como, também, o apoio dos partidos e movimentos sociais historicamente solidários a causa do povo palestino”.

Em contrapartida, o líder de Estado Abbas, também presidente do Comitê Executivo da Organização para a Libertação da Palestina – única e legítima representante do povo palestino- externou todo o apoio e a legitimidade ao IV Congresso da COPLAC, realizado em outubro passado na cidade de Manágua, na Nicarágua.


Foto: Rafael Araya Almasry e Emir Mourad, Presidente e Secretário Geral da COPLAC, depositam flores no túmulo de Yasser Arafat e lhe rendem homenagem no décimo terceiro aniversário de seu martírio

Além disso, como explicita o secretário geral Emir Mourad em nota, o presidente Abbas comentou também sobre a importância histórica das comunidades palestinas durante a diáspora na defesa e divulgação da causa palestina, que ocorre desde a fundação da COPLAC, em 1984. Ressaltou, ainda, a importância das resoluções do Congresso de Manágua, como os mecanismos para intensificar a unidade das organizações comunitárias palestinas do continente latino-americano através de sua entidade representativa.


Foto, da direita para a esquerda: Rafael Araya Almasry, Presidente da COPLAC. Mahmoud Abbas, Presidente do Estado da Palestina e Presidente do Comitê Executivo da OLP – Organização para a Libertação da Palestina. Riada al-Malki, Ministro de Relações Exteriroes e dos Expatriados. Emir Mourad, Secretário Geral da COPLAC.

O dia 29 de Novembro é o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino. Essa data foi criada pela ONU e foi aprovada em várias câmaras municipais e assembleias legislativas no Brasil, tornando a data Dia Municipal ou Estadual de Solidariedade ao Povo Palestino.

Na segunda-feira, dia 27 de novembro, as 19h, será realizado um Ato Solene na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, aberto para quem quiser participar e dar seu apoio à luta do povo palestino.