Observadores internacionais acompanharão eleições na Bolívia

Observadores de vários organismos regionais e internacionais estão hoje na Bolívia para acompanhar as eleições de domingo (3), onde 6,4 milhões de pessoas elegerão as autoridades judiciais

eleições na Bolívia

Dentro das missões que já se encontram aqui estão as da União de Nações Sul-americanas, a Organização de Estados Americanos, a União Interamericana de Organismos Eleitorais e a Associação Mundial de Organismos Eleitorais.

Os observadores reuniram-se aqui com membros do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) para obter informação sobre o processo eleitoral.

Nas eleições serão escolhidos os magistrados do Tribunal Supremo de Justiça, do Tribunal Constitucional Plurinacional e do Agroambiental; bem como do Conselho da Magistratura.

A presidenta do TSE, Katia Uriona, assegurou às missões internacionais que poderão ter acesso a toda informação do processo, desde os espaços de votação, às atas e resultados preliminares da disputa de domingo (3).

De acordo com Uriona, para o TSE é importante a presença destes organismos internacionais a fim de dar acompanhamento às eleições que, por sua particularidade, podem servir de experiência a processos similares em outros países no mundo.

As eleições de juízes e magistrados são as segundas de seu tipo realizadas aqui, após as de 2011, e buscam transformar a justiça com base no voto popular.