Vereadores de Sorocaba buscam informações sobre transporte público

O vereador Renan Santos (PCdoB), presidente da CPI do Transporte Público Coletivo de Sorocaba, reuniu-se na quinta-feira (29) com o Secretário de Trânsito e Transportes (também vice-prefeito de Uberlândia/MG) Paulo Sérgio Ferreira, para entender como funciona o transporte público da cidade, que conta hoje com aproximadamente 650 mil habitantes. Estiveram em Uberlândia-MG, os vereadores Francisco França (PT), Hudson Pessini (PMDB) e Péricles Régis (PMDB).

renan - Assessoria do vereador Renan Santos

Nesta visita, os vereadores constataram que a cidade possui um corredor BRT que funciona desde 2006 (outro corredor deverá ficar pronto em 2018). Três empresas operam o transporte coletivo urbano com 437 veículos, frota com 100% de acessibilidade, cobradores nos ônibus, e custo do vale transporte mais em conta, R$ 3,80. A prefeitura de Uberlândia não subsidia o transporte.

“Abaixar a tarifa, melhorar a qualidade do transporte público coletivo da cidade de Sorocaba e não gastar R$ 70 milhões (previsão do subsidio para este ano de 2017), que daria para manter duas unidades Pré Hospitalares o ano todo e com um atendimento diário de 600 pessoas, é o meu objetivo e o dos colegas vereadores com essa CPI”, afirmou o vereador Renan Santos.

Nas próximas semanas, a CPI irá convocar representantes das empresas que operam o transporte coletivo em Sorocaba e representantes da Urbes – Trânsito e Transportes. “Queremos questionar a diminuição de ônibus nas linhas, horários e a quebra constante de veículos”, disse o vereador.

A CPI do Transporte Público Coletivo de Sorocaba é presidida pelo vereador Renan Santos (PCdoB), Hudson Pessini (PMDB) como relator e é composta pelas vereadoras e vereadores Fernanda Garcia (Psol), Iara Bernardi (PT), Fausto Peres (Podemos), Francisco França (PT) Péricles Régis (PMDB), Silvano Jr. (PV) e Vitão do Cachorrão (PMDB).