"No Brasil, não temos muito apreço pelas instituições", diz Temer

Durante cerimônia de promoção de oficiais-generais, nesta segunda-feira (18), Michel Temer disse que o Brasil não tem "muito apreço" pelas instituições e pela hierarquia.

Temer com oficiais - Marcos Corrêa/PR

“Nós no Brasil não temos muito apreço pela hierarquia no geral, pela organização. Não temos muito apreço pelas instituições. Não são poucas vezes que digo que nós precisamos reinstitucionalizar o país. Certa solenidade, certa cerimônia no trato entre os Poderes é fundamental”, disse antes do almoço com militares na Base Aérea de Brasília.

A psicologia explica a declaração de Temer, que ascendeu ao poder por meio de um golpe contra o mandato da presidenta Dilma Rousseff, do qual era vice. Aliás, em outro ato que somente Freud explica, Temer aproveitou para tentar dar ares republicanos aos frequentes encontros que tem com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. Afirmou que se um representante do Executivo fala com alguém do Judiciário, isso gera especulação.

“Se alguém do Executivo fala com alguém do Judiciário isso já gera uma especulação, o que é desmoralizante para quem ouve, porque se eu falo com alguém do Judiciário e sou capaz de influenciá-lo ao ponto dele mudar uma opinião pessoal, ou jurídica, ou científica, é porque ele não se presta para o cargo que exerce”, argumentou.