Américo Souza: O mantra do opróbrio

"Segundo prodigiosos intérpretes midiáticos do Brasil, ‘pôr a economia de volta nos trilhos’ é só o que interessa. Não importa se para isso é preciso tomar o povo como dormente, e que na composição haja somente vagões de primeira classe, com assentos que apenas os senhores do capital podem ocupar.

Por *Américo Souza

Após a implementação de uma Reforma Trabalhista conduzida segundo os interesses dos patrões, milhares de trabalhadores são contratados com vencimento mensal inferior ao salário mínimo. Mas o importante é que a equipe econômica está, uma vez mais, pondo a economia nos trilhos.

Para fazer uma Reforma da Previdência cujo objetivo é tão somente vilipendiar ainda mais os trabalhadores, em especial os servidores públicos, enquanto perdoa dívidas bilionárias de empresas junto ao INSS, Michel Temer reduz a Presidência da República a um balcão de negociatas, no qual compra abertamente votos de parlamentares. Mas o importante é que a equipe econômica está, uma vez mais, pondo a economia nos trilhos.

Quase 30% da renda do Brasil estão nas mãos de 1% da população do País, a maior concentração de renda do mundo. Mas o importante é que a equipe econômica está, uma vez mais, pondo a economia nos trilhos.

Em consequência da PEC do Teto, considerada pela ONU como “um duro golpe contra a população mais pobre”, o orçamento para ciência e tecnologia foi cortado pela metade, pondo em risco o desenvolvimento soberano do País. Mas o importante é que a equipe econômica está, uma vez mais, pondo a economia nos trilhos.

Aumentos regulares fazem o gás de cozinha bater recorde de preço, depauperando ainda mais o poder de compra e a qualidade de vida dos mais pobres. Mas o importante é que a equipe econômica está, uma vez mais, pondo a economia nos trilhos.

Sob o comando de conservadores e moralistas vulgares, avançam ações de controle do corpo e da consciência das mulheres e de defenestração de negros e gays. Mas o importante é que a equipe econômica está uma vez mais pondo a economia nos trilhos.

Segundo prodigiosos intérpretes midiáticos do Brasil, “pôr a economia de volta nos trilhos” é só o que interessa. Não importa se para isso é preciso tomar o povo como dormente, e que na composição haja somente vagões de primeira classe, com assentos que apenas os senhores do capital podem ocupar.


*Américo Souza é historiador e professor da Unilab.

Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do site.