Em resposta a Temer-Sarney, deputado renuncia à liderança do governo

Preterido para a vaga de ministro do Trabalho, após intervenção de José Sarney (MDB), o deputado Pedro Fernandes (PTB-MA) renunciou ao posto de vice-líder do governo na Câmara nesta terça-feira (9).

Pedro Fernandes - Agência Câmara

A saída é um claro gesto de resposta à decisão de Michel Temer de desistir da indicação de Fernandes ao Ministério do Trabalho para atender ao desejo do ex-presidente José Sarney (MDB), que não queria dar espaço para um integrante da base do governador maranhense de Flávio Dino (PCdoB), seu adversário.

A renúncia foi informado por meio de ofício enviado ao líder do governo na Casa, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). No texto, deixou clara sua insatisfação o fato de Temer ter cedido ao Sarney.

“Diante das circunstâncias e para evitar embaraços do Sr. Presidente Michel Temer com o Sr. Ex-Presidente José Sarney, notifico meu desinteresse de continuar como vice-líder. Por conseguinte, solicito minha destituição”, escreveu.

No ofício, o maranhense reiterou que, apesar do tratamento dado pelo governo, sempre foi leal ao Planalto em todas as votações.

Com o desgaste da indicação da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ), filha do presidente do PTB, Roberto Jefferson, que nem chegou a tomar posse por conta de uma decisão liminar da Justiça que suspendeu o ato, Temer deve estar arrependido. A deputada Cristiane foi condenada em processo trabalhista e enfrenta outros questionamentos por sua relação com assessores.