Temer avalia que PTB deve indicar outro nome para substituir Cristiane

O governo Michel Temer entrou com recurso contra a suspensão da posse da deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) como ministra do Trabalho. Mas assessores do Planalto já cogitam a possibilidade do PTB indicar outro nome, diante do desgaste da parlamentar antes mesmo de tomar posse.

Cristiane Brasil - Reprodução

Oficialmente, o governo diz que não vai recuar na indicação da deputada, mas nos bastidores já avaliam que o ideal seria o comando petebista indicar outro nome.

De acordo com o G1, as fontes ligadas aos Planalto dizem que não há espaço para a decisão partir do Planalto, pelas circunstâncias envolvendo a escolha do nome da filha do presidente do PTB, Roberto Jefferson, para ocupar o Ministério do Trabalho.

A posse de Cristiane Brasil foi suspensa nesta segunda-feira (8) pelo juiz Leonardo da Costa Couceiro, por considerar ter verificado “flagrante desrespeito à Constituição Federal no que se refere à moralidade administrativa”, quando se pretende nomear para o cargo de ministro do Trabalho “pessoa que já teria sido condenada em reclamações trabalhistas”.

A liminar foi concedida em resposta a uma ação popular do Movimento dos Advogados Trabalhistas Independentes. A entidade diz que a nomeação de Cristiane Brasil “ofende a moralidade administrativa”, porque, além de não reunir em seu currículo características apropriadas à função, a deputada tem contra si “fatos desabonadores já replicados nas grandes mídias, como condenação ao pagamento de dívida trabalhista”.