Jogo eletrônico ensina crianças sobre culturas indígenas da Colômbia

Na Colômbia, quarta maior economia da América Latina, o projeto Sabiduría Ancestral Indígena (Sabedoria Ancestral Indígena), utiliza aplicações digitais e cartilhas educativas para incentivar o resgate e o reconhecimento de culturas indígenas.

Jogo indígena da CoLômbia - Divulgação

O projeto tem como objetivo utilizar os recursos como parte da educação formal de crianças e adolescentes no país.

A série de jogos de smartphone conta com oito histórias interativas que trazem contos mágicos de antepassados sobre a conexão entre o mundo dos animais e dos seres humanos.

Os aplicativos também exploram os diferentes ecossistemas habitados por comunidades indígenas na Colômbia e o compromisso delas em preservar esses espaços para as próximas gerações. Os jogadores devem resolver enigmas e desvendar personagens das narrativas, enquanto aprendem línguas indígenas e conhecem melhor as culturas ancestrais

A iniciativa é financiada pelo Grupo Sura, uma multinacional colombiana de seguros e realizada em parceria com a empresa Colombia Games.

A pesquisadora Cecilia Duque e um grupo de 20 pessoas trabalharam em oito comunidades indígenas de diferentes etnias para montar o projeto, que nasceu no ano de 2010. A empresa seguradora também enviou cerca de 200 professores para escolas com o objetivo de educar crianças sobre culturas ameaçadas no país.

Os jogos estão disponíveis para os sistemas operacionais iOS e Android e podem ser baixados gratuitamente nas lojas virtuais AppStore e Google Play.