Segundo dia do Pré-Carnaval anima fortalezenses e turistas

Palco principal das festividades, Praia de Iracema contou com desfiles de blocos nas ruas do bairro

Segundo dia do Pré-Carnaval anima fortalezenses e turistas

No segundo dia do Pré-Carnaval de Fortaleza (13/11), a folia e animação tomaram de conta das ruas da cidade. Neste período de festas, que é considerado o mais popular da Capital, uma onda de ritmos e cores expressavam a alegria de moradores e turistas de diversas regiões que festejavam pelos mais diversos espaços da cidade.

Na praia de Iracema, foliões se reuniram para assistir a apresentação do Afoxé Oxum Odolá e, logo em seguida, os blocos Unidos da Cachorra, Camaleões do Vila, Baqueta e Bonde Batuque, que se encontraram na Avenida Historiador Raimundo Girão, em frente ao Ideal Clube, e finalizaram no palco do Aterrinho.

Beatriz Rocha, estudante que participa do Baqueta, um dos blocos que saíram nas ruas da Praia de Iracema, contou como se sentiu em participar dos festejos do pré-carnaval. “Estar aqui é um sentimento muito bom, porque é um momento de interação com meus amigos, minha família. Mais do que a música, é o sentimento de envolvimento, de integração. O Pré é isso, é gratuito, todos podem curtir e aproveitar”, declarou.

Já Roseane Chagas, que sai há cinco anos com as amigas fantasiadas de “As Carmelitas de Iracema”, contou que ficou marcado, além da animação, a qualificação da festa, que a cada ano, vem melhorando cada vez mais. “O Pré-carnaval de Fortaleza está ficando cada vez melhor. A segurança está maior, o povo da própria cidade está participando e gostando. Esse é o resultado de um trabalho bem realizado”, afirmou.

Para resguardar a segurança das crianças da cidade, agentes da Prefeitura informavam sobre ações de proteção de crianças e adolescentes, distribuindo guias explicando os diversos tipos de violação e, caso fosse observado por algum folião alguma violação, o que fazer e quem contatar. Agentes de prevenção, distribuíam, ainda, preventivos, além de realizar ação de conscientização do uso da camisinha.

Dentro da estrutura montada no Aterrinho de Iracema, encontravam-se posto médico avançado, espaços da Polícia Militar, Guarda Municipal, Regional II, Agefis, Juizado da Infância, Conselho Tutelar, entre outros, tudo para bem atender a fortalezenses e turistas.

O momento também possibilitou a geração de renda extra, como aconteceu com Ana Paula de Brito, que aproveito a festividade para se divertir e ganhar um pouco mais. “Me credenciei para me divertir um pouco e ainda ganhar um dinheiro para ajudar minha família. A expectativa é ganhar bastante e só ter muitas alegrias”, disse.

Norma Paula, coordenadora de ações de Cultura da capital, lembrou que as atividades do Pré buscam, além da diversão de todos, fomentar a cultura da terra. “O mais importante dessa programação é que contamos somente com artistas da Capital. A valorização dos nossos artistas é o mote da Prefeitura de Fortaleza, de valorizar a prata da casa, o que temos de melhor”, declarou.

Além dos desfiles dos blocos de rua na Praia de Iracema, a cidade contou, ainda neste sábado, com o festejo do tradicional Pré-Carnaval do Mercado da Aerolândia, com Tarcísio Sardinha. Já na Mocinha , foi a vez do bloco Num Ispaia Sinão Ienche e na Monsenhor Tabosa, novo polo do Ciclo Carnavalesco, passaram a Banda Pacote de Biscoitos (Infantil) e o Bloco Bons Amigos e Convidados. O Polo de Lazer Sargento Hermínio contou com a Banda Integração GMF, Caravana Cultural e Raizes do Griô.