Pernambuco se mobiliza em defesa da democracia e de Lula ser candidato

O Recife se apronta para a mobilização em defesa da democracia e do direito do ex-presidente Lula participar, como candidato, das eleições deste ano. O evento, que acontece nesta terça-feira (23), às 16h, na Praça Tiradentes, no Bairro do Recife, é coordenado pela Frente Brasil Popular PE, que congrega movimentos sociais, partidos políticos e centrais sindicais, como o MST; PCdoB, PT; Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e Central Única dos Trabalhadores (CUT).  

Pernambuco se mobiliza em defesa da democracia e do direito de Lula ser candidato - Ricardo Stuckert

Na programação desta terça, ato político-cultural e vigília Eleição Sem Lula É Golpe, que prosseguirá até a manhã de quarta-feira (24), quando o TRF4 julgará, em segunda instância, o recurso da defesa de Lula à sentença do juiz Sérgio Moro que o condenou há mais de nove anos de prisão, no caso do tríplex. A manutenção da decisão de Moro pode deixar o ex-presidente inelegível. Durante o julgamento será oferecido aos manifestantes o café da manhã temático Os Inocentes Com Lula. A sessão do TRF4 será realizada em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, a partir das 8h.

Desde o dia 15 de janeiro, integrantes da Frente Brasil Popular-PE realizam atividades nos bairros e no centro do Recife, bem como em cidades como Olinda, Paulista, São Lourenço da Mata e outras da Região Metropolitana. Na agenda das brigadas, panfletagens, explicando as irregularidades do processo pelo qual Lula será julgado quarta-feira, e adesivaços, visando à mobilização popular para a vigília de amanhã em defesa da democracia e do direito do ex-presidente Lula ser candidato à presidência da República nas eleições deste ano e contra as reformas que retiram direitos dos trabalhadores e aposentados.

Além do Recife, estão sendo articulados atos em cidades polos de Pernambuco como Petrolina, Ouricuri, Arcoverde, Garanhuns e Caruaru. Em Caruaru, acontecerá nesta terça-feira (23) ato político com concentração a partir das 14h30, em frente ao INSS local. Em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata do estado, acontece ato político na Praça Diogo de Braga, a partir das 8h, promovido pela Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Pernambuco (FETRAF-PE) juntamente com o Comitê Municipal do PCdoB de Vitória.

Após o ato político, os manifestantes sairão em passeata pelas principais ruas da cidade. Para Ronaldo Peixoto, presidente municipal do PCdoB, a próxima eleição sem Lula vai comprovar a ocorrência de fraude. “Eleição sem Lula é fraude! É preciso deixar que as urnas julguem o ex-presidente e permita que o povo forneça a cura necessária para o fortalecimento da democracia. O partido entende que há uma evidente perseguição não apenas a Lula, mas a tentativa de travar qualquer projeto de Nação que atenda aos interesses dos trabalhadores e dos mais necessitados”, destacou.

“Se faz importante convocarmos a todos os cidadãos que se preocupam com o destino da democracia brasileira e diante da tentativa obscura com que setores das elites econômicas, política, judiciária e midiática orquestram por impedir de Lula sair candidato nas eleições de 2018. Não se deve condenar ninguém sem provas, sobretudo um ex-presidente que tem grandes serviços prestados ao Brasil e especialmente a Vitória de Santo Antão, na medida em que foi graças a Lula que a cidade fortaleceu seu parque industrial e ainda teve importantes ações sociais no setor universitário, geração de emprego e de moradia”, defendeu João Santos, presidente da Fetraf-PE.

Audicéa Rodrigues, com informações da FBP-PE e do blog A Voz da Vitória
Do Recife