Aos 89 anos, Agnès Varda recebe primeira indicação ao Oscar

Aos 89 anos e com uma carreira de mais de seis décadas, a cineasta Agnès Varda vai concorrer ao Oscar pela primeira vez. Visages, Villages, dirigido em parceria com JR, foi indicado na categoria de melhor documentário na 90ª edição do prêmio, que anunciou seus concorrentes nesta terça-feira (23). O filme estreia no Brasil nesta quinta-feira (25).

Agnès Varda - Divulgação

Em novembro, Varda tornou-se a primeira diretora mulher a receber um Oscar honorário, que celebra o conjunto da obra. Agora, concorre ao prêmio propriamente dito pelo belo filme no qual ela e JR viajam por vilarejos franceses fotografando pessoas comuns, contando suas histórias e compartilhando seus retratos em espaços públicos.


JR e Agnès em cena de Visages Villages, o documentário indicado ao Oscar


Trata-se do único indicado ao Oscar de documentário com direção feminina. Os demais concorrentes são Abacus: Small Enough to Jail, de Steve James; Icarus, de Bryan Fogel; Last Man in Aleppo, de Firas Fayyad, Steen Johannessen e Hasan Kattan; e Strong Island, de Yance Ford.

Agnès Varda foi uma das mais relevantes diretoras da Nouvelle Vague, o movimento artístico do cinema francês que teve seu auge nos anos 60. A obra “Cléo das 5 às 7” é considerada uma das 5 mais importantes deste movimento e inspirou inúmeros diretores.

A cerimônia do Oscar será realizada no dia 4 de março.

Assista ao trailer de Visages Villages: