Lula: só no dia que eu morrer vou parar de lutar

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva interrompeu por instantes o acompanhamento do seu julgamento para um breve pronunciamento a militantes e apoiadores que se concentram no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, nesta quarta-feira (24): “Tenho certeza que não cometi nenhum crime", disse.

Lula em Altos Piaui - Foto: Ricardo Stukert/

“Estou tranquilo e consciente do que acontece no Brasil. Tenho certeza que não cometi nenhum crime e espero que a decisão seja 3×0 [pela absolvição], que eles digam que o juiz errou. Se vai acontecer ou não, não sei, mas a única coisa certa e justa seria isso. Se não acontecer, temos muito tempo para mostrar os erros e os equívocos desse processo”, declarou o ex-presidente.

Apesar da tensão do momento, Lula afirmou que seu “problema” é pouco se comparado à situação de milhões de brasileiros. “Tenho muita noção dos problemas que estamos vivendo, e o que está acontecendo comigo é muito pouco diante do que acontece com milhões de desempregados, com os milhões que vão ser sacrificados por essa reforma da Previdência que querem aprovar, e os milhões que vão ser atingidos pela reforma trabalhista que fizeram.”

O ex-presidente voltou a dizer que seus julgadores não devem ter a consciência tranquila como a dele e afirmou que sua luta continuará. “Vamos aguardar. A única certeza é que só o dia em que eu morrer, vou parar de lutar.”

Confira: