Chico Lopes: Fortaleza perde um grande ícone com a morte de Seu Juarez

"Fortaleza perde um personagem inesquecível, uma figura da cidade, querida pelo povo". A afirmação é do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), para quem a despedida de Seu Juarez, o sorveteiro mais conhecido da capital cearense, registrada na manhã desta quinta-feira (25), deixa uma grande lacuna para os clientes, amigos, familiares e para todos que se interessam pela história recente de Fortaleza.

Seu Juarez

"A Fortaleza do Seu Juarez era uma cidade mais humanizada, menos acelerada. Uma cidade de mais simpatia e conversa, de menos impessoalidade, menos trancada dentro dos prédios e do ar-condicionado dos carros", destaca Chico Lopes, conhecido por gostar e conhecer bem as "coisas da Fortaleza antiga".

"Seu Juarez foi um comerciante de sucesso, que soube ser inovador, sem deixar de lado a simpatia, o carinho pelas pessoas. Inventaram muitos e muitos sorvetes pra concorrer com o dele, com sorveterias metidas a chiques, 'sofisticadas'… Mas os sorvetes de frutas do Juarez continuaram os mais gostosos de todos. Como ele gostava de dizer, sem os aditivos químicos que outras sorveterias costumam colocar. O sabor o da própria fruta. Uma coisa de verdade, em um mundo de muita aparência e oba-oba", complementa Chico.

"Com a partida de Juarez, perdemos algo tão gostoso quanto os seus sorvetes, que era a sua conversa, os dedos de prosa no balcão, as brincadeiras com os clientes, as histórias de Fortaleza, as surpresas com os sabores surpresa de sorvete que ele fazia e pedia pra gente adivinhar… Perdemos um verdadeiro personagem da nossa cidade".