Museu da Diversidade expõe Tarja Preta de Vania Toledo

Amantes da fotografia têm até 05 de maio para apreciar a exposição Tarja Preta, no Museu da Diversidade Sexual (Estação República do Metrô). As fotos de Vania Toledo retratam a efervescência das noites do teatro, da música, das artes em geral e da população LGBT.

vania toledo - Vania Toledo

Com curadoria de Diógenes Moura, a mostra traz um resumo de trabalhos realizados desde os anos 1970 e também fotos feitas especialmente para a exposição, que têm a proposta de questionar comportamentos – de sexo e expressão de gênero – e sua presença na cultura.

Entre os trabalhos, estão retratos de ícones da cultura como os da escritora Cassandra Rios, o cantor Ney Matogrosso e o estilista Clodovil. Também foram produzidos retratos especialmente para a mostra, com personalidades que atuam em diversas linguagens na área da cultura, como Laerte Coutinho, Leo Moreira Sá, Luana Hansen, João Silvério Trevisan, As Bahias e a Cozinha Mineira Assucena Assucena, Karina Dias e Jean-Claude Bernardet.

A cientista social Vania Toledo iniciou sua carreirta fotográfica em 1978 trabalhando para o jornal Aqui São Paulo, e não parou mais. Atuou em jornais e revistas do Brasil e do exterior, como Vogue, Interview, Claudia, Veja, IstoÉ, Folha de S. Paulo, Estadão ,Time, Life.

Produziu capas de livros, discos e calendários. Publicou os livros Homens (1980) e Personagens Femininos (1992) – este, lhe rendeu o Prêmio Excelência Gráfica, concedido pela Associação Brasileira de Técnicos Gráficos (ABTG), e a exposição correspondente, o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) de melhor do ano de 1993. Em 1996, publicou o livro Vania Toledo e, em 1997, Salomé.

SERVIÇO:
Exposição “Tarja Preta” 
Museu da Diversidade Sexual (Estação República do metrô – piso mezanino – Rua do Arouche, 24, República)
Em cartaz até 05 de maio
De terça a domingo, das 10h às 18h
Entrada franca.