Datafolha: Lula lidera pesquisa e Manuela pontua em todos os cenários

O Datafolha divulgou, nesta quarta-feira (31), sua primeira pesquisa realizada após o julgamento do recurso do ex-presidente Lula pelo TRF-4, que confirmou sua condenação e ainda aumentou a pena. Mesmo assim, o ex-presidente mantém a liderança na disputa. Já a pré-candidata do PCdoB, Manuela D’Ávila, lançada há pouco mais de dois meses, é citada em todos os cenários pesquisados, chegando a ter 3% das intenções de voto.

Manuela e Lula - Foto: Rodrigo Positivo

A pesquisa Datafolha, feita nos dias 29 e 30 de janeiro, ouvindo 2.826 pessoas em 174 municípios, mostra que o julgamento de Lula pelo TRF-4 não afetou sua liderança na corrida presidencial. Ele se mantém à frente da disputa, tendo entre 34% e 37% no primeiro turno, e ganharia de todos os candidatos no segundo turno. Devido à condenação, Lula pode ficar fora da disputa, mas ainda assim teria influência na campanha, já que 27% dos eleitores se dispõem a votar numa candidatura apoiada por ele.

Na opinião do deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), a pesquisa demonstra que retirar Lula da disputa é uma irresponsabilidade com a democracia. Para Orlando, “a falsa condenação não mexeu um milímetro na imagem do ex-presidente. Alijar mais de um terço dos eleitores é um golpe e uma violência inomináveis”.

O deputado do PCdoB também comentou o desempenho dos candidatos da direita. Segundo Orlando, “a direita tem um pepino nas mãos: não calhou o discurso de transformar em ‘centro’ velhos nomes da direita neoliberal. Alckmin, Meirelles, Doria não emplacam. Huck tampouco é o ‘fenômeno’ que dizem – aliás, surpreende sua rejeição”. Orlando finaliza dizendo que aguarda o próximo balão de ensaio dos setores conservadores.

Manuela se afirma

A pré-candidata do PCdoB, deputada estadual Manuela D’Ávila (RS), vai se firmando numa parcela do eleitorado e é citada em todos os cenários pesquisados, variando de 1% a 3%, e com a menor taxa de rejeição, apenas 13%. A deputada chega a superar nomes de grande projeção e cotados para disputar com apoio do governo, como o presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia, e o ministro da Fazenda Henrique Meirelles, além do próprio Michel Temer, que não descarta totalmente a possibilidade tentar a reeleição.

O deputado Orlando Silva também destacou a presença de Manuela em todos os cenários e sua baixa rejeição. “Aparece melhor que candidatos abanados pela mídia”, afirmou. Para ele, “Manuela tem tudo para crescer e ocupar espaço com programa progressista”.

Em sua página do Facebook, Manuela se mostra empolgada com a pesquisa e afirma que “mesmo sendo pré-candidata há apenas dois meses e com baixa exposição, pontuo em todos os cenários! E melhor: somos a pré-candidatura com a menor rejeição de todas!”. A parlamentar fez ainda um chamado a seus apoiadores para que ajudem a espalhar a mensagem de sua pré-candidatura nas redes sociais – Facebook, Twitter, Instagram. “Nos ajudem compartilhando, conversando em casa e no trabalho, convidando amigas e amigos para curtirem a página, marcando aquela pessoa que vai gostar de nossas ideias nos comentários”, afirmou.

Veja abaixo o desempenho de cada nome indicado na pesquisa:


Quadro organizado pelo Poder 360