Trump insiste na segregação: “acordo sem muro é perda de tempo”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a defender nesta segunda-feira (5) a construção de um muro na fronteira de seu país com o México. De acordo com ele, isso deve ser parte essencial de qualquer política migratória.

Protesto contra o Muro entre México e EUA - Reuters

"Qualquer acordo sobre o Daca [Deferred Action for Childhood Arrivals, Ação Diferida para Chegadas Infantis] que não inclua uma forte segurança fronteiriça e o extremamente necessário muro é uma perda total de tempo. O 5 de março está se aproximando e os democratas parecem não ligar para o Daca", escreveu o chefe de Estado norte-americano em seu Twitter.

O chamado Daca, programa que protege centenas de milhares de jovens sem documentos da deportação, expira no dia 5 de março, por ordem de Trump. Para lidar com a situação, a Casa Branca enviou uma proposta ao Congresso sobre o tema, que não foi bem recebida pelos democratas, os quais, segundo o presidente, nada estão fazendo para chegar a um acordo sobre essa questão.

O muro entre Estados Unidos e México foi uma das principais pautas de campanha de Trump que, depois de eleito, não deu trégua para o povo mexicano. Ao mesmo tempo que o país vende o “sonho americano” às nações vizinhas, faz de suas fronteiras verdadeiros campos minados onde poucos conseguem chegar ao outro lado sem correr riscos de morte.