Sistema Integrado de Segurança Pública será votado até final de março

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), entregou nesta quinta-feira (1º), para o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, a primeira versão do projeto que cria o Sistema Integrado de Segurança Pública. A expectativa é concluir a votação da matéria até o dia 20 de março.

Eunício e Jungmann - Sara Resende/TV Globo

A proposta permitirá a integração de informações de inteligência entre governo federal e estados. Propõe também uma integração entre as polícias para aprimorar as investigações.

“Este projeto vai ser debatido e aprovado na Câmara e na sequência vem para o Senado. Nós vamos dar regime de urgência, o que já foi combinado com o presidente da Câmara, e eu farei regime de urgência aqui”, afirmou.

Jungmann disse que a aprovação do projeto representará uma “grande conquista” para “derrotar os traficantes de drogas, para que a gente possa colocar na cadeia os bandidos que aterrorizam a cidadania”.

Na Câmara, segundo presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a matéria já deve ser votada na próxima semana. O texto será entregue ainda nesta quinta-feira aos líderes partidários.

“Vamos ver quais são as dúvidas dos líderes, vamos conversar com os governadores também. Se 90% do texto todo mundo estiver de acordo, acho que dá para votar na semana que vem”, afirmou Maia.