Guarujá lança programa experimental de coleta de óleo

A prefeitura do Guarujá/SP, lançou na quinta (8) um programa experimental de coleta de óleo, que pretende atuar nos bairros das Astúrias, Tombo e Guaiúba, nos próximos 90 dias. A intenção é fazer uma experiência nestes três locais para, posteriormente, estender o atendimento para toda a Cidade.

guarujá - PM Gurarujá

A ação acontece após a assinatura de um Termo de Cooperação entre a Prefeitura – por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente -, o Sindicato dos Empregados em Edifícios e Condomínios e Empregados em Empresas de Compra e Locação de Imóveis de Guarujá (Seeclag) e a entidade Alternativo Brasil – que trabalha com a reciclagem de óleo na Cidade.

Na primeira fase, a coleta de óleo será voluntária, com as pessoas se dirigindo a uma tenda que será instalada terças e quintas-feiras, das 10 às 16 horas, na Praça Valter Belian, no Guaiúba. E às quartas-feiras, na Feira da Avenida Miguel Alonso Gonzalez, nas Astúrias.

Em ambos os locais, os funcionários da empresa Alternativo Brasil irão recolher as garrafas de óleo, que posteriormente serão encaminhadas para um transbordo instalado no Seeclag. Após o recolhimento, todo o material será encaminhado para a empresa, em Vicente de Carvalho.

Esta primeira fase do Projeto vai durar 90 dias. Após isso, dependendo da avaliação das partes, será iniciado um programa junto aos zeladores filiados ao Seeclag, onde Prefeitura e Alternativo Brasil vão orientar os profissionais a trabalharem com a reciclagem dentro dos prédios, com a empresa indo buscar nestes locais (também durando outros 90 dias). Depois da avaliação positiva também neste período, o serviço será estendido para outros pontos da Cidade, como Vicente de Carvalho, Santa Rosa, e toda a Zona Leste.