As curiosidades musicais de Stephen Hawking 

Stephen Hawking não era apenas um gênio da física que mudou os rumos do estudo do universo, mas também um dos ícones mais carismáticos que o mundo já recebeu. Nessa matéria, mostramos algumas participações, representações e o gosto musical do físico

Stephen Hawking

Hawking tinha um cérebro respeitadíssimo no mundo acadêmico, mas sempre fazia questão de se mostrar acessível e não poupava simpatias, que deixaram um legado de referências, discursos e representações na cultura pop. Só no mundo da música, Hawking figura como citação em inúmeras faixas, aparece em gravação em outras, já cantou Monty Phyton e ganhou imitações em vídeos virais.

Confira abaixo uma lista com curiosidades musicais da vida de Stephen Hawking:



1. Cantou Monty Phyton

A música "Galaxy Song" do filme Monty Phyton- O Sentido da Vida ganhou uma versão na voz de Stephen Hawking, feita para as apresentações de reunião do grupo em 2014. A simpática versão foi lançada em vinil no Record Story Day de 2015, e está disponível para download e streaming nas plataformas digitais. 


2. Listou seus 8 álbuns favoritos

Em 1992, Hawking participou do programa Desert Island Discs, da apresnetadora Sue Lawley na Rádio 4 da BBC. Seguindo a temática do programa, Hawking escolheu os discos que ele levaria para uma ilha deserta, selecionando clássicos de Brahms, Beethoven, Mozart e Wagner, além da ópera Turandot de Giacomo Puccini, a peça Gloria de Francis Poulenc, e ainda Edith Piaf e Beatles. A playlist já foi montada por um usuário no Spotify

3. Está em músicas do Pink Floyd

O grupo de progressivo já utilizou frases de Stephen Hawking duas vezes. Em "Keep Talking" do álbum The Division Bell e em "Talkin' Hawking", do álbum seguinte, The Endless River, a banda utilizou trechos de um comercial gravado pelo físico em 93, onde ele faz um discurso sobre a importância da comunicação. "Por milhões de anos, a humanidade viveu como os animais. E então, algo aconteceu que libertou o poder da nossa imaginação. Nós aprendemos a conversar", é um dos trechos usados. 

Veja o discurso do qual o trecho foi retirado abaixo: 

4. Aparece em diversas letras

O nome de Stephen Hawking também é frequentemente citado por bandas de diferentes estilos. O Manic Street Preachers tem uma música intitulada "Me and Stephen Hawking", Weezer já citou seu nome na música "Da Vinci", assim como Bloodhound Gang em "Boom" e Weird Al Yankovic em "White & Nerdy", entre muitos outros. 

5. Particiou indiretamente de diversas faixas

A "voz" característica de Hawking também foi emulada por diversas músicas. Richard Cheese, conjunto que faz covers engraçados, já fez um pseudo-dueto com um imitador do físico, em um cover de "The Girl is Mine", de Michael Jackson e Paul McCartney. A faixa foi para o álbum Aperitif Destruction, lançado em 2005. Hawking também é frequentemente associado à faixa "Fitter Happier", do álbum OK Computer do Radiohead, mas o som é apenas a voz do vocalista Thom Yorke sob efeitos. 

6. Consolou fãs de One Direction 

Em uma conferência onde atendeu perguntas da plateia, Hawking foi questionado por uma garota sobre os efeitos da saída de Zayn Malik do One Direction. O físico respondeu: "Finalmente uma questão sobre algo importante. Meu conselho para qualquer garota de coração partido é prestar atenção na física teórica, porque um dia podemos ter provas de universos múltiplos. Não é nula  apossibilidade de que, fora do nosso universo, existam outros universos. E lá, Zayn ainda está no One Direction. E ela pode gostar de saber que em um outro universo, ela e Zayn estão felizmente casados". 

7. Já figurou uma batalha de rap

O canal de YouTube Epic Rap Battles of History (Batalhas Históricas do rap) fez um de seus melhores vídeos com a imitação do físico. O comediante Nice Peter faz o papel de Hawking, que de modo bem sereno batalha contra Albert Einstein e faz espertos trocadilhos sobre o universo e o estudo da física. 

8. Cantou o tema da série The Bing Bang Theory (A Teoria do Big Bang) 

Em 2013, Stephen Hawking apareceu em um painel sobre The Bing Bang Theory na Comic Con de San Diego. Em uma mensagem de vídeo gravada para os fãs, ele cumprimentou a plateia e falou sobre a origem do universo, emendando no trecho inicial da múscia "The History of Everything", do Barenaked Ladies, faixa de abertura do seriado.