União para retomar a democracia

Meu primeiro artigo. Como não queria estar aqui escrevendo sobre isto, mas daí também não teria sofrido pelos ataques sofridos a Presidenta Dilma durante a campanha de 2014. Este foi o marco. Eles tentaram pela via Democrática, mas nós descobrimos que nosso voto vale tanto quanto o voto de qualquer um que faz parte de 1% da população mais rica do país.

Marielle Franco - Foto: Midia Ninja

Por Joice Pacheco

Não adiantou todos os ataques, toda mídia, todo dinheiro investido, não adiantou colocaram alguém com “aquele” sobrenome que parece democracia. Não vamos nomear, porque assim como o nosso atual presidente é apenas a personificação da investida neoliberal aos países “emergentes”. (No meu tempo de escola falava isto, países “emergente”).

E como sou psicóloga e sei o poder das palavras. A população dos chamados países emergentes acreditaram que realmente poderíamos colocar o nariz para fora da água. Nada disto!, Disse o grande Pai ( talvez o arquiteto da Matriz, talvez… sei lá … não tem nome, mas parece que tem vida, mas é nosso sistema operacional vigente: O Capitalismo!) .

Os ataques vieram como sempre vem, rompendo o processo democrático e a soberania nacional. Em 2014 os ataques eram claros em relação a Petrobrás, continuam e continuarão até a vitória deles. Nossa maior riqueza nacional, nossa renda para um país rico e soberano, nosso poder de barganha com o sistema, o que nos garante o poder de decisão.

E neste ano votamos e demos o recado nas urnas queremos justiça social, queremos um avanço na igualdade entre classes, queremos uma vida melhor. (A minha vida melhorou muito nos 12 anos do governo petista e tenho clareza que não foi apenas porque sou dedicada.

Conheço muitas pessoas que tem muito mais dedicação que eu, mas estavam para traz na corrida e os 12 anos foram pouco.) Precisamos de mais tempo, precisamos de consolidação das garantias, dos mínimos sociais, das leis trabalhistas, da previdência…

Em 2013, tivemos um movimento que foi cooptado pela direita. Não são apenas 20 centavos esteve até no quadro escolar do Bart Simpson…. Chega de história, pois desta todas e todos lembramos.

Marielle e Anderson foram executados. E agora? Choramos, fazemos atos, nos indignamos… (mas tem os que ainda não entenderam e comemoram a morte dos comunistas. Aqueles que querem soluções agressivas, porém simples para a complexidade da crise capitalista que estamos vivendo. Que não entenderam o que esta acontecendo.)

Mas retomamos… o que fazer? Proponho algo que é conhecido por toda esquerda, defendida por todas e todos que compõe as forças “TRABALHADORES DO MUNDO UNI-VOS!”. União é o mantra que precisamos emanar enquanto caminhamos para retomada democrática. Parece poético, e simplista. Mas não! É uma luta que precisamos travar, um compromisso que precisamos assumir. A morte de Marielle deve ser vista como um marco de união e não de acovardamento.

Psicóloga, Professora Universitária; Servidora pública municipal, é Psicóloga na UBS do presídio pela Prefeitura Municipal de Joinville