Secitece: Centro de Tecnologia Mineral do Cariri será inaugurado

O Centro de Tecnologia Mineral do Cariri será inaugurado na próxima quinta-feira, dia 5 de abril, às 16h, com a presença do secretário da Casa Civil, Nelson Martins e da Ciência e Tecnologia, Inácio Arruda.

Secitece: Cariri deverá ganhar Centro de Tecnologia Mineral

A nova Unidade Tecnológica de Beneficiamento da Pedra Cariri é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior e irá agregar valor e competitividade à Pedra Cariri proveniente das jazidas de Nova Olinda e Santana do Cariri

O CTMC vai trabalhar com o aproveitamento dos rejeitos da Pedra Cariri, garantindo sua padronização para comercialização no mercado nacional e internacional.

A ideia é contribuir para agregação de valor à Pedra Cariri, reduzindo perdas e viabilizando o desenvolvimento de novos produtos, como artesanatos e artefatos minerais. "Queremos passar dos 40% de aproveitamento atual a totalidade da pedra extraída", garante o secretário adjunto da Secitece, Francisco Carvalho, que conduziu o projeto.

Além da instalação da unidade de beneficiamento, também serão oferecidos cursos de capacitação profissional para suprir as necessidades de mão de obra qualificada para o setor de rochas ornamentais.

"Estamos reunindo Urca, UFCA, Geopark, Centec e Sebrae para realizarmos capacitações na área de mineração, meio ambiente e paleontologia, além da execução de projetos de pesquisa e extensão, envolvendo as ICTs da região ou que tenham interesse no tema da paleontologia e mineração. Dessa forma, o CTMC será auto-sustentável", afirmou Francisco Carvalho.