Líderes latino-americanos reagem ao julgamento de Lula

Depois da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de não conceder Habeas Corpus a Lula na noite desta quarta-feira (4), lideranças políticas e intelectuais latino-americanos criticaram a ação judicial. Presidentes e ex-presidentes enviaram solidariedade ao petista, além de dezenas de parlamentares que também usaram as redes sociais para se pronunciar.

Maduro e Lula - Reprodução

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro destacou que uma possível prisão de Lula terá impacto entre lideranças de todo o mundo. “Não só o Brasil, o mundo inteiro de abraça, Lula. Dói a alma esta injustiça. A direita, diante de sua incapacidade de vencer democraticamente, elegeu o caminho judicial para amedrontar as forças populares. Mais cedo que tarde, vencerá a Pátria Grande. Lula Vale a Luta”.

Evo Morales, presidente da Bolívia, destacou o legado de Lula no combate à pobreza no Brasil. “À oligarquia não lhe interessa nem a democracia, nem a justiça. A verdadeira razão da condenação do irmão Lula é impedir que volte a ser presidente do Brasil. A direita jamais o perdoará por ter tirado da miséria mais de 30 milhões de pobres. Estamos com os líderes do povo”.

O ex-presidente do Equador, Rafael Correa, por sua vez, também ressaltou o papel de Lula como liderança que ampliou as políticas públicas no Brasil. “Meu abraço solidário ao companheiro e irmão Lula da Silva. Todos sabemos que seu ‘crime’ foi ter tirado 38 milhões de brasileiros da pobreza, sem se submeter às elites brasileiras. Tudo é questão de tempo. O poder popular voltará com a força de um furacão. Resiste!”.

Já o candidato progressista à presidência da Colômbia, Gustavo Petro, lembrou da ameaça velada do general Eduardo Villas Bôas às vésperas do julgamento do STF. “Depois de um pronunciamento militar, a Corte Suprema do Brasil aprova a prisão de Lula. Só a reação do povo brasileiro pode deter o assassinato da democracia”.

O Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso), organização que reúne intelectuais de todos os países do continente e fomenta a produção de artigos e publicações de análises sociais e políticas também emitiu um breve comunicado em solidariedade a Lula.

“Lula, te abraçamos. Estamos contigo. Seguiremos tua luta. Falaremos por ti, gritaremos por ti, marcharemos contigo e seguiremos teu exemplo. Podem te afastar. Podem fraudar. Mas a esperança vencerá. Voltaremos e seremos milhões”.