Venezuela se solidariza com Lula após julgamento do STF

O Governo da Venezuela emitiu um comunicado oficial onde expressa sua “profunda solidariedade” ao ex-presidente Lula, após o Supremo Tribunal Federal negar o pedido de habeas corpus, na noite desta quarta-feira (4). Antes, o mandatário Nicolás Maduro já havia se pronunciado.

Nicolás Maduro - AVN

No documento, o governo venezuelano denuncia a incapacidade da direita de chegar ao poder através das urnas que, por isso, avança nas investidas para destruir o legado de Lula e o impedir de se candidatar novamente.

Leia a nota na íntegra:

O Governo da República Bolivariana da Venezuela expressa sua profunda solidariedade ao companheiro Lula, que tem sido objetivo da mais grotesca injustiça por parte dos fatores da direita brasileira com o propósito de impedir sua eminente eleição como presidente do Brasil.

Uma vez mais os setores retrógrados e antidemocráticos do Braisl utilizam a via judicial para perseguir os líderes progressistas e para limitar o direito do povo do Brasil a reorientar seu caminho para a via da igualdade e da unidade nacional.

Hoje no Brasil ficou evidente outra prova do golpe a fim de forçar a restauração conservadora. Não hesitaram, para isso, em usar a ameaça e o amedrontamento contra as instituições e os setores populares.

O Governo da República Bolivariana da Venezuela considera que mais cedo que tarde, e por ação decidida do povo, a democracia voltará ao Brasil para que este grande país cumpra seu papel histórico na construção da Pátria Grande.

Força Lula, a luta continua!