Fabiano dos Santos Piúba: Lula não é FHC

"Falta a Lula a prova cabal que o absolveria diante de qualquer juiz de qualquer instância: Lula não é FHC. O estado de exceção está coroado com STF, Netflix e com tudo”.

Por Fabiano dos Santos Piúba*

Lula - .

Digamos que Lula teria um apartamento no Guarujá e que Fernando Henrique Cardoso teria um apartamento na Avenue Foch em Paris. Que Lula teria um sítio em Atibaia, São Paulo e que Fernando Henrique Cardoso teria uma fazenda em Buritis, Minas Gerais. Os imóveis, dizem as más-línguas, foram adquiridos de forma semelhantes, por meio de “laranjas”. Os de Lula estamos exaustos de saber nas reprises televisivas. Os de FHC são silenciados, mas “seu” apartamento em Paris de vez em quando é atribuído como de propriedade de Joselino Carvalho Mineiro Filho que, não coincidentemente, é tido como sócio dos filhos de FHC na fazenda de Buritis.

As “aquisições” do apartamento em Paris de FHC (em um dos metros quadrados mais caros do mundo) e seus milhares de hectares na fazenda mineira – assim como as “aquisições” do apartamento no litoral santista e sítio atibaiano de Lula – foram realizadas, dizem as mesmas más-línguas, por tenebrosas transações.

Pois bem, digamos que Lula caiu na mesma esparrela de FHC. “Ganhou” um apartamento e um sítio, imaginando que, se deu certo com seu colega Fernando, por que não daria com ele? Os “caras” ainda o tranquilizaram anunciando que era mais do que merecido, pois nunca antes na história desse país, existiu um presidente tão bondoso para com os pobres e generoso para com os ricos. Lula desconfiou, mas, talvez, estimulado por alguns, imaginou os pedalinhos para seus netos e uma paisagem litorânea para os dias de domingo com sua galega.

Mas Lula esqueceu um simples detalhe: ele não é FHC. Quando percebeu isso, o juiz de primeira vara já estava no seu cangote, embriagado em sua vaidade eclesiástica e seletiva, do tipo, “não vem ao caso”, nos mesmos moldes de um procurador tomado por uma sanha fanática de convicção religiosa. Certamente Lula vai provar de que não há provas, de que o apartamento e sítio nunca foram de sua propriedade, assim como não é de FHC o apartamento em Paris, mesmo que muitíssimo bem usufruído por ele.

Mas falta a Lula a prova cabal que o absolveria diante de qualquer juiz de qualquer instância: Lula não é FHC. O estado de exceção está coroado com STF, Netflix e com tudo.


*Fabiano dos Santos Piúba é Mestre em História e Doutor em Educação.

Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do site.