Fortaleza: 20 mil pessoas voltaram às ruas em defesa de Lula

“Não adianta prender o Lula, porque a luta na rua continua”, era a palavra de ordem repetida incansavelmente pelos manifestantes que se concentraram na tarde do último sábado (07), na praça Luíza Távora, em Fortaleza. Mais de 20 mil pessoas caminharam pelas ruas do bairro Aldeota, em direção à praça de Imprensa, no Dionísio Torres.

Fortaleza: 20 mil pessoas voltaram às ruas em defesa de Lula

Este foi o quarto ato seguido realizado pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo em Fortaleza, desde o julgamento do habeas corpus apresentado pela defesa do ex-presidente Lula, no Superior Tribunal Federal (STF). O encerramento da caminhada foi em frente à TV Verdes Mares, afiliada da TV Globo no Ceará. Na oportunidade, os manifestantes repudiaram a cobertura duvidosa realizada pela emissora, em todas as mobilizações de organizações e partidos de esquerda por todo o país, desde o impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

Ao todo, mais de 50 mil pessoas participaram de atos, vigílias e caminhadas pelas ruas e praças de Fortaleza na última semana. Segundo o presidente do PT Ceará, De Assis Diniz, “a desobediência é dizer não é a essa prisão injusta do Lula. O povo está indo às ruas dizer que Lula não está sozinho e que acreditamos em sua inocência. Somos todos milhões de Lula no Brasil”, disse o dirigente.

Para Andréa Oliveira, do PCdoB, “muitos dos nossos perderam a vida lutando pela liberdade democrática do nosso país. A elite tomou o poder na marra. Tem todo o simbolismo a prisão de Lula. Ele não está sendo peso sozinho. Estão sendo presos hoje os sonhos de milhares de brasileiros e brasileiras”, afirma. “Estamos em caminhada porque não vamos jamais permitir que prendam nossos sonhos. Esse não é o fim. É o começo de uma grande luta do povo brasileiro que quer Lula livre. Temos de continuar na rua. Nós somamos à luta pela liberdade e pela democracia”, enfatiza.

De acordo Ailton Lopes, do PSol Ceará, “existem diversos municípios do Ceará e de Norte a Sul do país onde a classe trabalhadora se sente convocada a participar de atos como estes. Não permitiremos o aprisionamento dos nossos sonhos e convicções. Reafirmamos hoje que não aceitaremos o aumento da escalada autoritária e de escalada fascista”.

Enedina Soares, presidenta da Fetamce, mais uma vez falou sobre os interesses por traz da prisão de Lula. “Não será com silêncio da classe trabalhadora que vão prender o maior líder da nossa história. Estamos aqui pra dizer que estão prendendo o Lula porque estão querendo nos acorrentar. Estamos nas ruas na Aldeota pra dizer que durante os governos do PT que a classe trabalhadora tava fazendo planos de colocar seu filho na universidade, de comprar sua casa própria. O governo do PT mudava a lógica de exploração. Não haverá um minuto de silêncio e nenhum recuo. Vamos continuar a ver o Lula presidente do nosso país”.

Interior do estado

No Vale do Jaguaribe, manifestantes saíram em carreata pelas ruas de Limoeiro do Norte em defesa do ex-presidente.

Curitiba

Agora as atenções estão voltadas para Curitiba, no Paraná, onde o presidente Lula está sendo levado. A orientação é reunir o maior número de manifestantes em frente à sede da Polícia Federal.