Pré-candidata Manuela D’Ávila lança manifesto pelas liberdades 

Espaço de resistência, de defesa de liberdades e sonhos, o Teatro Oficina, no Bixiga, centro de São Paulo (SP), foi palco, na noite desta segunda-feira (16/4), do lançamento de manifesto da pré-candidatura de Manuela D’Ávila (PCdoB) à Presidência da República. Batizado de “Liberdade para o Brasil, para Lula e para as Brasileiras e Brasileiros”, o texto foi apresentado, durante o ato, pela própria Manuela. 

Pré-candidata Manuela D’Ávila lança manifesto pelas liberdades - Maiakóvski

“Nós queremos convidar vocês para que construam junto conosco a nossa pré-candidatura, sabedores de que, para o Brasil ser uma grande nação, é preciso garantir liberdade para o país caminhar com suas próprias pernas. É preciso liberdade para nossa gente e é preciso gritar em alto e bom som que queremos Lula livre, porque a liberdade de Lula é o resgate das soluções democráticas”, declarou Manuela.

Depois de ler o texto, em que aponta os principais pontos de sua plataforma, a pré-candidata fez uma defesa da unidade das forças progressistas. “Devemos estabelecer pontes e vínculos profundos para que a esquerda e o setor progressista e democrático dialoguem exaustivamente”, disse. Segundo Manuela, a prisão arbitrária de Lula, efetivada em 7 de abril passado, simboliza a tentativa de conter as ideias de esquerda.

Presente ao evento, a deputada federal Luciana Santos, presidenta nacional do PCdoB, explicou, em sua fala, que a pré-candidatura tem o objetivo de discutir caminhos para o Brasil. “A resposta mais contundente que podemos dar é debater as ideias para sair desse caos que esse conluio de forças impôs ao país. É para isso que serve a pré-campanha de Manuela, que é uma expressão do novo no nosso país”, afirmou.

Para Luciana, Manuela “é o novo porque é portadora das ideias do PCdoB, que existe como necessidade histórica de superar o capitalismo. Ela é porta-voz de um novo projeto nacional de desenvolvimento. Será porta-voz das reformas estruturantes que o país precisa, da luta pelos direitos humanos. Manu é uma pessoa que o povo brasileiro precisa conhecer”.

Caetano, Chico e Gil

Artistas, intelectuais, lideranças políticas e sociais, além da filha do ex-presidente Lula, Lurian Cordeiro Lula da Silva, estiveram presentes. Em uma noite permeada por canções que remetiam à resistência democrática das décadas de 1960 e 1970, Ana Cañas – que tem participado ativamente das manifestações contra o golpe e a prisão política do ex-presidente Lula – abriu o evento com a música “Velha Roupa Colorida”, de Belchior.

Já a cantora, compositora e deputada estadual Leci Brandão (PCdoB-SP) cantou “Zé do Caroço”, em homenagem a Lula. Leci se referiu a Manuela como “mulher jovem, guerreira, ativista e corajosa, que tem todas as condições de trazer uma nova esperança ao país”.

Outros expoentes da música brasileira, como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Beth Carvalho e Fernanda Takai, gravaram mensagens em vídeos, desejando sorte à pré-candidata do PCdoB. O teólogo Leonardo Boff ressaltou a necessidade de “refundar nosso país” e saudou a pré-candidatura comunista. O ator Wagner Moura, em vídeo, também celebrou: “Ficaria muito feliz em viver num país governado por você”.

Representantes do campo popular e democrático presentes ao ato falaram sobre a conjuntura no País e saudaram a importância do nome de Manuela na disputa eleitoral. Para Celso Amorim (PT), ex-ministro dos governos Lula e Dilma, é preciso “afastar o fascismo, em meio à escalada do ódio no país”. O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) destacou que “as esquerdas nunca estiveram tão fortes”.

Lula foi representado por sua filha, Lurian. “Eles não conseguiram nos calar, nem apagar nossa alegria, nem destruir nossos sonhos. Temos a consciência de que há um crime político acontecendo neste país”, afirmou Lurian. “Manuela, toda a sorte do mundo. Terei o maior prazer em estar na sua campanha. Meu candidato é Lula, mas virei a todas as atividades da sua campanha. E estou à disposição para tudo que a gente puder lutar junto”, agregou.

“Unidade tem que ser pra valer”

Manuela – que tem participado intensamente da jornada em defesa do ex-presidente Lula – esteve na semana passada no Uruguai e na Argentina, onde se encontrou com os ex-presidentes Pepe Mujica e Cristina Kirchner e com a ativista dos direitos humanos Hebe de Bonafini. No Teatro Oficina, ela entregou a Lurian um presente enviado pelas Mães da Praça de Maio: um lenço branco, símbolo e mais alta homenagem do movimento argentino.

João Paulo, da coordenação nacional do MST, presenteou Manuela com uma bandeira do movimento e destacou que, nos momentos mais importantes da história, os comunistas estiveram presentes. “Fazemos parte da Frente Brasil Popular e sabemos que a unidade tem que ser para valer, na luta, na elaboração”, declarou. “Pode contar com o povo sem terra nas lutas em defesa do Brasil, do socialismo e da reforma agrária.”

O vice-presidente do PT, Márcio Macedo, elogiou Manuela. “Estou aqui para dizer, Manuela, que você é um dos quadros mais qualificados que nossa geração produziu. Você tem o acúmulo de uma geração que quer fazer e acontecer. Que você possa fazer o bom combate”, disse Macedo.
O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), frisou sua admiração pelos comunistas. “Sou da geração de 1968. Desde então, sempre estive ao meu lado dos bravos guerreiros do PCdoB”. Para ele, Manuela é uma “guerreira” que se propõe “a esse desafio grandioso, que é disputar a Presidência pelo campo democrático e popular”.

Fonte: Assessoria Manuela