Figurinhas do Vermelho: Yuri Zhirkov

A partir desta quarta-feira (9), o Portal Vermelho apresenta suas figurinhas da Copa. Até o final do mundial, toda quarta-feira um jogador diferente será apresentado para nossos leitores conheceram um pouco mais dos craques que desfilarão nos gramados russos! E para começar um jogador do país da Copa, Yuri Zhirkov.

Zhirkov

O atleta, que é canhoto e atua no meio de campo, nasceu na antiga União Soviética, no dia 20 de agosto de 1983. Zhirkov foi revelado pelo Spartak Tambov, equipe da sua cidade natal, e depois de dois anos como profissional foi jogar no forte CSKA de Moscou em 2004. Pela equipe moscovita jogou 139 vezes, marcando 15 gols e se destacando por seu talento na meia cancha. Com a camisa do CSKA ele fez o gol que foi selecionado pela revista da UEFA, com o mais bonito da Champions League de 2006/07, contra a equipe do Hamburgo da Alemanha.

Com apresentações destacadas em gramados russos, chamou a atenção do Chelsea da Inglaterra, que desembolsou 18 milhões de libras para contratar o jogador, fazendo assim com que o meio campista se tornasse o jogador mais caro da Rússia de todos os tempos. Sofrendo com contusões no joelho, Zhirkov não pode mostrar o seu melhor no futebol inglês, apesar de algumas boas atuações.

Em 2011, voltou para o futebol russo, defendendo o Anzhi Makhachkala. Em 2013 foi para o Dynamo Moscou e em 2016 transferiu-se para o Zenit de São Petersburgo, clube que defende atualmente.

Pela seleção de seu país, fez sua estreia no dia 09 de fevereiro de 2005, em um amistoso contra a Itália. Na partida que foi disputada na cidade italiana de Cagliari, os donos da casa venceram por 2 a 0. Seu melhor momento na seleção russa aconteceu em 2008, quando foi escolhido como um dos melhores jogadores da Eurocopa daquele ano, quando contribui com seu futebol para que a Rússia chegasse até as semifinais.

Com vocês, Yuri Zhirkov, a primeira figurinha do Vermelho: