Casa do Barão de Camocim recebe performances 69º Salão de Abril

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultural de Fortaleza (Secultfor), dá prosseguimento à programação de performances e ações formativas integrantes do 69º Salão de Abril, principal evento de Artes Plásticas do Estado e um dos mais prestigiados e concorridos do País.

Secultfor divulga performances selecionadas no 69º Salão de Abril

A Casa do Barão de Camocim receberá, nesta terça-feira (29), a performance “Experimento Nº2: A Queda”, de Mulher Sem Rosto. O trabalho tem início às 16h e transcorrerá também no entorno da casa. Na quarta-feira (30/05), Natália Coehl realiza a performance “Resistência”. A ação, que também ocorre nos espaços de fora e de dentro da Casa do Barão de Camocim, começa às 17h30.

Entre as 43 obras de artistas cearenses selecionadas para esta edição do Salão, 12 estão categorizadas como performances ou intervenções. “São trabalhos escolhidos segundo rigores técnicos, levando em conta uma ideia de arte contemporânea que contempla o diálogo, os problemas e as contradições da época em que vivemos”, comenta o secretário da Cultura de Fortaleza, Gilvan Paiva.

Quatro performances já integram a exposição do Salão de Abril nesta edição: a obra “Banho de Ruínas”, de Léo Silva, videoarte em exibição no 2º andar da Casa do Barão de Camocim; “Para o Homem 'que Sugava o Espaço Exterior com os Olhos' II”, de Nivardo Victoriano, realizada durante a abertura da exposição, em 26 de abril; “Sinfonia para um País Triste II”, da artista Marina de Botas, realizada na quinta-feira (17/05); e “Fardos”, de Jefferson Skorupski, apresentada na última sexta-feira (25/05). A programação das próximas ações pode ser conferida em www.salaodeabril.com.br.

O 69º Salão de Abril celebra os 75 anos de história da mostra e homenageia os 100 anos do multiartista Zenon Barreto, autor da escultura Iracema Guardiã, um símbolo da cidade de Fortaleza. As obras selecionadas ficam expostas na Casa do Barão de Camocim até 26 de junho. A exposição permanece aberta para visitação de terça a sexta, das 9h às 20h; aos sábados, das 9h às 17h; e aos domingos, das 13h às 17h.

Seminário Falas Nômades

Programa arte-educativo de ações formativas do 69º Salão de Abril, o Seminário Falas Nômades recebe, nesta terça-feira (29/05), as palestras “Zenon Barreto: 100 anos”, com Jacqueline Medeiros, curadora independente e Dra. em História da Crítica da Arte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); e “O pensamento moderno na arte cearense”, com o artista e pesquisador Eduardo Frota. O evento ocorre das 18h às 20h30, no auditório da Vila das Artes.

O seminário Falas Nômades é uma realização da Prefeitura de Fortaleza em parceria com o Programa de Pós-graduação em Artes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Serviço

Performance “Experimento Nº2: A Queda”, de Mulher Sem Rosto
Data: Terça-feira (29/05)
Horário: 16h
Local: Casa do Barão de Camocim
Endereço: Rua General Sampaio, nº 1632 – Centro

Palestras “Zenon Barreto: 100 anos”, com Jacqueline Medeiros, e “O pensamento moderno na arte cearense”, com Eduardo Frota
Data: Terça-feira (29/05)
Horário: das 18h às 20h30
Local: Vila das Artes
Endereço: R. 24 de Maio, nº 1221 – Centro

Performance “Resistência”, de Natália Coehl
Data: Quarta-feira (30/05)
Horário: 17h30
Local: Casa do Barão de Camocim
Endereço: Rua General Sampaio, nº 1632 – Centro