Índia não reconhece sanções dos EUA e continuará relações com Irã

Eliminando dúvidas sobre o futuro do seu comércio bilateral com o Irã, Rússia e países latino-americanos na mira das sanções dos EUA, a Índia declarou que só cumpre as sanções impostas pelas Nações Unidas e não as impostas por países unilateralmente

Sushma Swaraj

A Ministra das Relações Exteriores da Índia, Sushma Swaraj, esteve em reunião com seu homologo iraniano, Javad Zarif, e anunciou que só reconhece sanções a países aprovadas pela ONU; ela afirmou que seu país continuará a relação comercial com o Irã.

Isso significa que a Índia continuará a comprar óleo do Irã. Em seu artigo, o articulista Pepe Escobar cita que a Índia pode crescer 7% em 2018 e alcançou um PIB maior do que da França, Itália, Brasil e Rússia, portanto precisa muito de energia; nesse cenário, comprar energia iraniana é questão de segurança nacional. A relação entre Irã e Índia também desafia os Estados Unidos por ser feita através de rúpias e rials, sem passar pelo dólar americano.

A ministra disse a repórteres durante uma coletiva de imprensa anual em Nova Déli que o país continuará a negociar também com a Rússia, apesar das sanções anunciadas pelo governo Trump. "Nossa política externa não é direcionada para apaziguar ou sofrer qualquer tipo de pressão de qualquer país e também não é reacionária", disse a ministra durante a coletiva de imprensa.

Swaraj também enfatizou que Nova Déli vem dando importância aos países da América Latina, incluindo a Venezuela, como nunca antes, e continuará a fazê-lo no futuro também. "O Banco de Reservas da Índia proíbe o comércio de criptomoeda, portanto não negociaremos com criptomoeda. Estamos descobrindo um mecanismo pelo qual o comércio continuará com a Venezuela no petróleo", disse Swaraj, respondendo a uma pergunta sobre se a Índia negociaria em criptomoedas com os países da América Latina que enfrentam sanções dos EUA.