Evaldo Lima: “A camisa amarela é patrimônio do povo brasileiro”

O vereador Evaldo Lima (PCdoB) foi à tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza durante a sessão plenária da última quarta-feira (27) para refletir sobre futebol e política. O parlamentar explicou que em outras copas do mundo o país também passava por momentos políticos complicados, mas isso não impediu que o povo brasileiro torcesse pela seleção.

Evaldo Lima: “A camisa amarela não é patrimônio do povo brasileiro”

Ele citou a Copa do Mundo de 1970, época em que vigorava o governo de Emílio Médici, um dos anos mais tensos da história do Brasil e do próprio regime militar. “Era, com certeza, um período político pior do que o atual. A ditadura militar triunfante estava no auge, sob o tacão do general Médici.”, frisou.

Comparando ao mundial de 2018, o vereador afirma que a situação política do país não interferirá na torcida dos brasileiros. “O povo aprendeu a não confundir as coisas, nem contaminar a alegria do futebol com as contrariedades políticas. A aversão a Temer não contamina o sentimento popular, que é a celebração dos feitos no gramado”, disse.

O parlamentar também ressaltou a importância de não confundir futebol com política. “Torcemos pelo Brasil dentro e fora das quatro linhas. Gritamos gol com a mesma força e intensidade com que denunciamos o golpe. A camisa amarela não pertence a paneleiros e golpistas. É patrimônio do povo brasileiro”, destacou.