Moreira diz que campanha de Meirelles sem defender Temer seria "farsa"

A pré-candidatura de Henrique Meirelles (MDB) continua a provocar atritos. O ex-ministro da Fazenda de Temer tem feito um esforço para descolar a sua pré-campanha do governo diante dos índices de rejeição recordes – acima dos 82%, de acordo com pesquisa Datafolha. Para o também ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, a campanha de Meirelles seria "uma farsa" sem a defesa do de Temer.

Moreira Franco - Reprodução da Internet

Moreira admite que o distanciamento que Meirelles tenta manter do governo "é estratégia de comunicação", mas criticou a conduta do correligionário, afirmando que ele "deveria defender legado, porque, se não, seria uma farsa".

"O primeiro princípio de um candidato crível é ser fiel à sua biografia", disse Moreira em entrevista ao Estadão.

Mas a estratégia de Meirelles não surtiu efeito em sua campanha, que nas pesquisas de intenções de voto continua estacionada em 1%. Na entrevista, Moreira disse que Meirelles tem viajado e conversado com diretórios do MDB para ganhar apoio no próprio partido, mas nos bastidores a informação é de que os diretórios não veem com bons olhos a pré-candidatura do ex-ministro. A definição da candidatura do MDB à Presidência será na convenção nacional – entre o fim de julho e início de agosto.

"Meirelles está percorrendo o Brasil inteiro. Aliás, de todos os candidatos é o que está mobilizando o partido nacionalmente. O partido quer ter candidato. A base quer ter candidato", disse Moreira, sem afirmar que o candidato seria Meirelles.

Reunião com Maia e Aécio

Moreira Franco também admitiu que a reunião de Temer com Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, e o senador tucano Aécio Neves (PSDB-MG), na semana passada, foi para tratar sobre alianças nas eleições.

"A reunião foi basicamente para isso. O calendário está andando e as pessoas começam a se movimentar. Eles dois convidaram. Mas o fato, em política, ele se impõe. Se tiver um fato concreto, a gente conversa, não vamos conversar com base em hipóteses. Nós temos nosso problema encaminhado, mas se vocês vierem com alguma coisa, resolvam aí primeiro", disse Moreira.

Questionado se estava falando do PSDB, Moreira preferiu desconversar, mas deixou escapar que o pedido era para que Meirelles retirasse a candidatura. "Não sei. Quem detém poderes sobre essa ideia não somos nós. Como é que a gente vai tirar o nosso sem ter algo encaminhado?", afirmou.