Morre economista cearense Cláudio Ferreira Lima

Faleceu na manhã deste sábado (30), vítima de um câncer, o economista cearense Cláudio Ferreira Lima, 71.

Cláudio Ferreira Lima

Com trajetória voltada para o desenvolvimento do Nordeste, ele ocupou cargos no Governo do Estado do Ceará, atuando como secretário do Planejamento e secretário-adjunto da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE) na Era Tasso Jereissati (PSDB). Atualmente, era assessor especial do Gabinete do governador Camilo Santana. Funcionário aposentado do BNB, também é autor de vários livros, dentre eles “A Construção do Ceará: Temas de História Econômica” e “Gestão Compartilhada: o Pacto do Ceará”.

Em nota de pesar, o Governo do Estado lamenta a morte do economista. “Com uma carreira brilhante, Cláudio contribuiu para o desenvolvimento do nosso Estado, compartilhando o seu grande conhecimento e pondo à disposição de todos nós um pensamento econômico voltado para a redução de desigualdades”, diz a nota.

O documento oficial acrescenta ainda que Cláudio “defendeu durante sua carreira o desenvolvimentismo e acreditou por toda a vida no crescimento econômico inclusivo. Humanista, pregava a aplicação dos preceitos econômicos como ferramenta para a conquista de uma sociedade mais justa e perseguiu, como intelectual, um projeto de nação igualitária. Sem perder o otimismo, seguiu desejando que o Brasil desse passos consistentes rumo ao seleto grupo dos países desenvolvidos”.

O ex-senador Inácio Arruda (PCdoB) também reconheceu seu legado de dedicação ao crescimento e desenvolvimento do Ceará e do Nordeste, de forma integrada. “Estamos todos tristes com o falecimento do nosso amigo, sempre esteve disponível para discutir a nossa Região, dedicado ao Ceará e olhando o Brasil, pensando no país de forma unificada. Dedicou a vida inteira a este desenvolvimento planejado. Sua participação foi estratégica para que pudéssemos elevar o capital do Banco do Nordeste, nos municiava sempre de informações para garantir que o BNB conseguisse implementar projetos de desenvolvimento para a região”. Energia renováveis, como a eólica e a solar, linhas de transmissão, CrediAmigo, e agricultura familiar são alguns dos projetos que ele ajudou a fortalecer, cita Inácio. “Ele tinha ainda o entendimento de aliar o mundo do trabalho, empresas e academia. Foi um humanista de grande conhecimento e capacidade que ajudou, com suas ideias, a melhorar o Estado do Ceará, o Nordeste e, portanto o nosso país. Devemos demais, pois ele se doou por estas causas”, ratifica.

O sociólogo Gilvan Paiva também lamenta a morte do economista cearense. “Seu falecimento é uma grande perda para o Ceará. Cláudio era um intelectual de grande relevância para os interesses do povo cearense. Era um desenvolvimentista da escola de Celso Furtado, com um olhar refinado sobre o Ceará, seus desafios e suas necessidades econômicas e sociais. Tive a honra de participar com ele de vários projetos, seja em análises de cenários eleitorais, assim como na formulação de outros projetos. Um democrata, ciente da importância do Estado e de seu papel histórico. Nossas reverências e solidariedade aos seus amigos e família”, ratifica o titular da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor).

Mais

O velório de Cláudio Ferreira Lima será neste sábado, na Funerária Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688 – Aldeota), como missa no domingo, 1º; às 8h. O sepultamento ocorre no domingo (1º), às 10h, no Cemitério Parque da Paz.