Realizado em Cuba, Foro de São Paulo homenageia Fidel Castro

A 24ª edição do Foro de São Paulo em Havana, Cuba termina nesta terça-feira (17). O encontro que reúne representantes de grande parte dos setores de esquerda e progressistas do continente fará hoje uma homenagem ao líder da revolução cubana, Fidel Castro. O objetivo é desenvolver uma jornada para reafirmar a necessidade de unir as forças deste campo.

Foro de São Paulo em Havana - Efe

Os mais de 400 delegados presentes no encontro dedicarão a plenária final ao pensamento do comandante em chefe da revolução, Fidel Castro. O discurso feito pelo dirigente comunista no 4º Foro de São Paulo, há 25 anos, será destaque no evento.

Está prevista a presença dos presidente da Venezuela e da Bolívia, Nicolás Maduro e Evo Morales, respectivamente, que chegaram em Cuba nesta segunda-feira (16).

Durante o evento, os delegados também expressaram solidariedade ao ex-presidente Lula, preso desde abril no Brasil. O dirigente petista foi um dos fundadores do Foro de São Paulo, ao lado de Fidel Castro.

Sob o lema “Pela unidade latino-americana e caribenha” o encontro busca consolidar a luta do campo progressista a fim de fortalecer o ciclo de mudanças sociais iniciado em 1998 com a eleição de Hugo Chávez na Venezuela.