Paraná Pesquisas: Lula mantém a liderança na disputa da Presidência

Levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgada nesta quarta-feira (15) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-PCdoB) mantém a dianteira das intenções de voto com 30,8%.

Paraná Pesquisas - Reprodução

Cerca de nove pontos percentuais atrás está Jair Bolsonaro (PSL), com 22%, seguido por Marina Silva (Rede) com 8,1% e Geraldo Alckmin (PSDB) com 6,6%. Ciro Gomes (PDT) e Alvaro Dias (Podemos), com 5,9% e 4%, respectivamente.

Num cenário sem Lula, Bolsonaro se mantém na faixa de intenções de voto, ou seja, não aumento o seu eleitorado. Ele aparece com 23,9% dos votos, enquanto que Marina passa para 13,2%, e Ciro Gomes, de 5,9 vai para 10,2%. Outros 8,5% escolheriam Alckmin e 4,9% ficariam com Alvaro Dias. Fernando Haddad, atual vice de Lula na chapa, aparece com 3,8% dos votos.

A pesquisa também questionou os eleitores sobre o que acreditam que vai acontecer com a candidatura de Lula. Diante da enxurrada de sentenças decretadas pela imprensa, antes mesmo do veredito da justiça eleitoral, 64,1% acreditam que a candidatura de Lula será impugnada, 30,4% dizem que ele "conseguirá ser candidato" e 5,5% não sabem ou não opinaram.

Em um cenário sem a participação de Lula, 23,1% dos eleitores disseram que não votariam em nenhum dos candidatos enquanto outros 6,8% afirmaram não saber em quem votariam.

No que diz respeito de quem terá o apoio do ex-presidente Lula caso este seja impedido de disputar a eleição, 24,8% disseram que Fernando Haddad será o candidato apoiado por ele. Logo em seguida aparecem Marina Silva (12,3%) e Ciro Gomes (10,1%). Os demais candidatos registram índices inferiores a 3%.

O alto índice dos que disseram não saber quem será apoiado por Lula (35,8%), aponta o alto potencial de transferência de votos do ex-presidente caso ele venha a ser impedido de disputar a eleição. Outros 4,5% disseram não saber quem é o candidato apoiado pelo ex-presidente.

O levantamento foi feito com 2.002 eleitores entre os dias 9 e 13 de agosto de 2018 em 168 municípios brasileiros de todos os Estados e o Distrito Federal. A pesquisa possui um grau de confiança de 95% e margem de erro de 2%.