Morre Helio Jaguaribe, ex-ministro da Ciência e Tecnologia

O ex-ministro da Ciência e Tecnologia Helio Jaguaribe, 95 anos, morreu na noite deste domingo (9.set.2018) em sua residência, no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro. Ele foi vítima de falência múltipla dos órgãos.

Helio Jaguaribe - Reprodução

Jaguaribe é advogado, acadêmico, sociólogo e escritor e foi ministro da pasta de Ciência e Tecnologia durante o governo de Fernando Collor, em 1992.

"Morreu Hélio Jaguaribe, um dos líderes do Instituto Superior de Estudos Brasileiros, intelectual patriota que dedicou a vida a pensar o Brasil. A melhor homenagem é que a sua obra seja relembrada", afirmou a deputada Manuela d'Ávila por meio de sua página nas redes sociais.

O carioca ocupou a Cadeira nº 11 da ABL (Academia Brasileira de Letras). Ele foi eleito em 3 de março de 2005, na sucessão de Celso Furtado. O acadêmico deixa viúva e 5 filhos.

O corpo de Jaguaribe será velado na Sala dos Poetas Românticos, no Petit Trianon, a partir das 10h de 4ª feira (12.set.2018). O sepultamento está previsto para o mesmo dia, às 15h, no Mausoléu da Academia Brasileira de Letras.