Boulos: À espera de um milagre da ‘confiança estrangeira’, país foi paralisado

O candidato à presidência da República Guilherme Boulos (Psol) criticou governo Michel Temer por causa da paralisia em obras federais. "Mais de 100 programas federais, que incluem obras de hospitais, compra de medicamentos e preservação de patrimônio, estão sem nenhum centavo desde que Temer assumiu a presidência. À espera de um milagre da 'confiança estrangeira', o país foi paralisado", disse o presidenciável no Twitter.

Guilherme Boulos em campanha - Reprodução Facebook

De acordo com reportagem da Folha de S. Paulo, mais de 500 ações do governo federal previstas no Orçamento não receberam nenhum centavo. Cerca de 20% dessas ações estão sem dinheiro desde que Michel Temer chegou ao Planalto, em 2016. Ao todo, 1.585 programas federais estão previstos no Orçamento deste ano.

A PEC do Teto dos Gastos, promulgada em dezembro de 2016, também reflete a falta de investimentos. De acordo com a proposta, o investimento de um ano deve ser o equivalente ao do ano anterior apenas corrigido pela inflação.

Investir não está entre as principais preocupações do atual governo, o mais rejeitado desde a redemocratização. Inclusive, o documento "A Ponte para o Futuro", lançado pelo MDB em 2015 e que é a base para a gestão atual, afirma que "o Brasil gasta muito com políticas públicas com resultados piores do que a maioria dos países relevantes (confira aqui – item H, página 19)".